Casa Cairuçu Paraty
Dicas

Conheça a Casa Cairuçu, um paraíso escondido em Paraty

Paraty em si já é uma cidade colonial charmosíssima. É cheia de história, tem uma natureza exuberante e excelentes opções culturais e gastronômicas. Como se não bastasse, lá ainda fica a Casa Cairuçu, o meu encanto favorito.

A casa fica embrenhada em uma ilha a 20min de barco da bacia de Paraty, a 258km do Rio de Janeiro. O acesso até lá só é possível pelo mar e as embarcações chegam num pier particular. Ao redor existe muita vegetação típica da Mata Atlântica, formando a Área de Proteção Ambiental Cairuçu. Bem pertinho dali fica a Vila de Pescadores Caiçaras e as praias paradisíacas de Paraty. Ao todo são três suítes, lindamente decoradas com dossel e uma varanda que dá de frente para o mar. Essas características fazem da acomodação uma excelente opção para aqueles que procuram exclusividade e conforto – e com um ótimo custo-benefício.

Casa Cairuçu ParatyCasa Cairuçu Paraty

Casa Cairuçu Paraty

LEIA TAMBÉM: POUSADA PICINGUABA – UM PARAÍSO ESCONDIDO ENTRE UBATUBA E PARATY

A Casa Cairuçu é mais conhecida entre europeus. Uma pena, porque o local tem como diferencial a forma carinhosa com que os proprietários cuidam de cada detalhe para que você não sinta falta dos serviços de um hotel. Além das três suítes, há uma cozinha completa, uma sala de estar e jantar deliciosa e uma varanda com redes, de onde se pode apreciar a bela vista. Há também um deck, com caiaques e pranchas de stand up paddle oferecidos pela casa para que você possa sair em um passeio pelas ilhas vizinhas. Se você quiser outras aventuras, como fazer uma das trilhas da região, sair em um passeio a barco, explorar praias vizinhas ou fazer snorkel dá para reservar tudo por lá mesmo. Isso porque os proprietários oferecem todo o suporte e nos passam um manual com opções que eles recomendam.

Paraty Casa Cairuçu

Mas eu sinceramente acho que esses passeios – que são sim incríveis – devem ser deixados para uma outra oportunidade, a não ser que você tenha bastante dias para ficar por lá. Se dedique a aproveitar a casa, fazer um peixe na brasa, nadar nas águas calmas dali, conhecer as ilhas mais próximas e praticar o stand up paddle ou caiaque. Isso tudo é uma delícia e aliado à sensação de privacidade e de que você tem toda a beleza daquela região só para seus convidados, amigos e familiares fica melhor ainda ;-)

Casa Caruçu Paraty

LEIA TAMBÉM: FERNANDO DE NORONHA A DOIS – UMA DELICIOSA VIAGEM DE 7 DIAS PELA ILHA

A minha dica é mesmo não sair dali. Apesar de ser um lugar remoto, a Casa Cairuçu tem sinal de telefone e internet, e tem até a Adriana, uma auxiliar que fica até as 13h à disposição dos hóspedes. Ela passa algumas informações e auxilia em tudo o que for preciso. Dá até para combinar de ela ajudar com as refeições. O marido da Adriana é quem faz o translado de Paraty até a Casa Cairuçu e, por isso, também dá para fazer um passeio à parte com ele.

O conceito da Casa Cairuçu

Mas para desfrutar desse paraíso é preciso ter consciência ecológica. Por estar em uma ilha e ser uma área de proteção ambiental, a casa faz uso de geradores e exige que você economize energia e tenha bom senso também no consumo de água e no lixo que produz. Para você ter uma ideia, os alimentos que você consome têm que ser levados até lá a barco – inclusive se quiser é possível “encomendar” uma listinha que eles providenciam as compras. É importante saber também que a casa é relativamente simples, mas é de extremo bom gosto, tem toques modernos e é muito confortável. O luxo ali está além de boas instalações. Está no visual incrível e na consciência e experiência de se estar em um local isolado e que requer certos cuidados.

Mas, enfim, a localização privilegiada, o fato de estar embrenhada na mata, o acesso único via mar e a exuberante paisagem que se avista de sua cama fazem da Casa Cairuçu um lugar único. Então a dica é: se você está à procura de dias de romance, ou quer descansar na companhia da família e estar em contato com a natureza, este é o lugar. Essa combinação de fatores aliados à privacidade incrível que se obtém lá, faz esse lugar deixar sempre um gostinho de quero mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO