Pousada Picinguaba Ubatuba Paraty Mundo em Prosa
Dicas

Pousada Picinguaba: um paraíso escondido entre Ubatuba e Paraty

Picinguaba é um município de Ubatuba (SP), localizado ao norte do estado de São Paulo e a meia hora de carro de Paraty (RJ). A região é considerada uma das áreas mais bonitas, preservadas e virgens da costa brasileira. Lá existe uma pequena vila de pescadores, que ainda conserva suas casas e canoas com características originais, e em uma prainha protegida de cerca de 3km de extensão fica a Pousada Picinguaba. A hospedagem é simples e charmosa e propicia aos hóspedes um autêntico encontro com a comunidade local e com paraísos naturais, como a Mata Atlântica e as maravilhosas ilhas Comprida, Carapuça e Couves.

Vila dos Pescadores Pousada Picinguaba Paraty Ubatuba

Foto: Pousada Picinguaba

O lugar é rodeado por áreas verdes e tem uma bela vista para a baía, mas a pousada em si é pequena. Só tem nove quartos – todos simples, porém muito charmosos, confortáveis e, é claro, voltados para o mar. Além disso, existe também uma suíte especial, com jacuzzi e uma excepcional vista panorâmica.

Pousada Picinguara Mata Atlântica Ubatuba Paraty

Foto: Pousada Picinguara

LEIA TAMBÉM: AMAZÔNIA PELA 1ª VEZ – 8 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM PLENA SELVA

Mas não espere encontrar por lá um luxo comum. Na Pousada Picinguaba, o luxo está na simplicidade e na valorização das experiências, não em acomodações, na decoração ou em facilidades incríveis. A estrada, por exemplo, termina na praia e os 250m restantes são subidos a pé; as refeições são relativamente simples, mas sempre prezam pelo o que é sazonal e orgânico; e, por fim, os quartos não possuem televisão, telefone ou acesso à internet. O objetivo lá é preservar a privacidade, a exclusividade e sobretudo a experiência. Lá luxo significa tranquilidade, calma e autenticidade. O que eles querem é despertar a conscientização dos hóspedes para a sustentabilidade e valorização do que é local.

Exemplo disso é a forma como a organização da pousada procura causar o menor impacto possível no meio ambiente. Por isso, eles cuidam dos resíduos, fazendo compostagem, utilizam produtos biodegradáveis e garrafas retornáveis, e produzem o próprio sabão a partir de resíduo de óleo de cozinha. A respeito da valorização da comunidade local, eles também possuem boas iniciativas. A maior parte dos seus funcionários são moradores da vila treinados pelo hotel. Portanto, o salário e os benefícios oferecidos têm uma influência muito grande na economia da vila, assim como as oportunidades de emprego, que são escassas na região. Além disso, nessa de querer valorizar a cultura local, eles tornam possível que os hóspedes conheçam os moradores da vila, o que é muito gostoso.  Essa pessoalidade também é percebida nos gestores locais, que estão sempre disponíveis para um bom papo e interessados em compartilhar a filosofia e as histórias de lá.

Pousada Picinguaba Ubatuba Paraty Mundo em Prosa

Foto: Pousada Picinguaba

Enfim, ao se hospedar em Picinguaba, o incrível estará na sensibilidade e gosto de quem admira. Por isso, fica aqui um alerta: o ideal é que, antes de fazer uma reserva, você compreenda esse conceito e saiba para onde está indo, já que a diária é equivalente a de hotéis ou resorts de luxo. No entanto falamos aqui de diferentes conotações para esta mesma palavra.

Mas a despeito de tudo isso, a Pousada Picinguaba oferece também um grande número de atividades, como trilhas pela floresta tropical acompanhados por guias; passeios de escuna explorando as ilhas desertas da região ou passeios às vilas remotas; além de aulas de culinária e sobre como fazer uma caipirinha. Aqui vão algumas atrações de destaque:

LEIA TAMBÉM: PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA EM 3 ROTEIROS (PARA 1, 2 OU 3 DIAS)

Caminhada para Ponta Negra

A região tem algumas das praias mais bonitas e secretas do Brasil, no entanto, a maioria delas não têm acesso rodoviário e a única maneira de desfrutar de sua beleza é caminhando. Neste passeio você passa pela floresta e visita várias praias desertas. O nível da caminhada pode ser ajustado para a sua forma física, de 1 hora a 4 horas, com trecho de barco para voltar.

Pousada Picinguaba Paraty Ubatuba Mundo em Prosa

Foto: Pousada Picinguaba

Caminhada na Mata Atlântica

Esse é um passeio acompanhado pelo guia local. Ele te levará de carro até ao interior de Ubatumirim, para uma caminhada na floresta e uma parada em uma cachoeira espetacular e, depois de um piquenique, vocês retornam para Picinguaba antes do final da tarde. O programa pode mudar dependendo das condições climáticas e preferências do hóspede. Duração: Em torno de 4 horas.

Pousada Picinguaba Paraty Ubatuba

Foto: Pousada Picinguaba

Observação de aves

Nesta região existe uma grande diversidade de pássaros e existe um local onde eles podem ser observados. Este passeio irá levá-lo à floresta, com um profissional apaixonado por aves, que vai fazer você descobrir os diferentes tipos de aves que vivem nesse ecossistema. Duração: Em torno de 4 horas.

Surf

Ubatuba é considerada a capital do surf do Brasil. Lá existem aulas de surfe para todos os níveis e é possível aprender a surfar ou melhorar a sua técnica com um instrutor. A área oferece vários pontos ideais e seguros para iniciantes ou até para surfistas avançados.

Stand Up Paddle

Esta prancha é mais estável do que uma prancha de surf regular, ideal para iniciantes. Duração: 2 horas ou dia inteiro.

Pousada Picinguaba Paraty Ubatuba

Foto: Pousada Picinguaba

Caiaque na baía de Picinguaba

Existem duas possibilidades de passeio.

Praia da Fazenda: Cruze a baía de Picinguaba até uma praia deserta de 3km de extensão com possibilidade de subir o Rio de Picinguaba. Esse passeio é uma delícia no início da manhã, ou no pôr do sol.

Cerco de Picinguaba: Duas vezes por dia, um grupo de experientes pescadores da Vila de Picinguaba repetem a tradição de verificar o “Cerco”. É uma rede fixa, a 300 metros da praia. Diversos tipos de peixe entram na rede e às vezes é possível ver tartarugas e raias.

Pousada Picinguaba Ubatuba Paraty

Foto: Pousada Picinguaba

Fale com a Pousada Picinguaba:

Site: www.picinguaba.com
Email: info@picinguaba.com
Tel: (55) 11 2495 1586
Skype Reservas: picinguaba.catucaba

DEIXE SEU COMENTÁRIO