Equador Turismo Mundo em Prosa
Dicas

Turismo no Equador: o que fazer em Quito, Galápagos, Andes, Amazônia e litoral

O Ministério do Turismo do Equador vem fazendo um excelente trabalho para atrair mais turistas para lá – ahhh se a Embratur fizesse o mesmo. Eles dividem o país em quatro regiões turísticas fenomenais: Galápagos, a Costa, os Andes e a Amazônia. Sem dúvida essas atrações incríveis e esse respeito ao turismo são um motivo e tanto para você querer ir pra lá. Mas eu vou além. Para mim o Equador é o melhor país da América do Sul para se viajar. No entanto, poucos de nós brasileiros vamos pra lá :( Por que eu acredito que você tem que conhecer o Equador? Por que além de todas atrações incríveis que enumero abaixo, o Equador tem todo apelo andino e indígena que a Bolívia e Peru também têm – inclusive aquelas senhoras gordas de trança e roupas coloridas com lhamas. E também tem o carisma e a receptividade do brasileiro, o que faz com que o povo equatoriano seja apaixonante. Tudo isso com atrações incríveis e em um país relativamente pequeno, o que facilita a visitação. E o melhor: viajar para o Equador é mais barato do que passear no Brasil!

Equador

ecuador-mundo

O Equador possui 89 vulcões, sendo nove ainda ativos. Isso serve como um alerta, mas também compõe uma rede de inúmeras e belas atrações. Sua moeda é o dólar – o americano mesmo! – mas os preços são semelhantes aos do Brasil, com exceção de Galápagos que é como se fosse a nossa Fernando de Noronha. O país é o de maior biodiversidade por km² no mundo e lá a conservação é levada á sério. Inclusive, o Equador foi o primeiro país no mundo a colocar os direitos da natureza em sua constituição.

Enfim, vamos às principais atrações que vão fazer você querer arrumar as malas e viajar para o Equador agora. Aproveitei a divisão que eles fazem e selecionei as melhores em cada um das região do país: Andes, Amazônia, Costa e Galápagos.

 

ANDES

A Cordilheira dos Andes atravessa o país de norte a sul, separando o litoral e a Amazônia e proporcionando alturas de mais de 6.000m acima do mar. Para você ter uma ideia, o Pico da Neblina, que é o ponto mais alto do Brasil tem 2.994m. Ao longo dessas montanhas, ficam cerca de 30 vulcões, abrigando comunidades indígenas, paisagens incríveis e águas térmicas. Por isso, as possibilidades de esportes e ecoturismo na região são inúmeras.

 Turismo Equador Mundo em Prosa

 

Quito

A bela capital do Equador fica em um vale em meio à Cordilheira dos Andes. Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1970, por ter o centro histórico melhor preservado e menos alterado de toda a América Latina. A capital é linda e tem um estilo colonial “a la cidades mineiras”.

Quito Equador Quito-Costa-de-Durán Equador Quito Equador

 

Em Quito eu dou destaque para as seguintes atrações:

Equador Turismo Mundo em Prosa

 

Além disso, pelo arredores de Quito, você tem as seguintes opções:

  • Fazer uma visita ao Parque Nacional Cotopaxi  que abriga o segundo vulcão mais alto do Equador, de altura praticamente equivalente ao Kilimanjaro na África (5.897m). Como fica a 75 km de Quito, é possível ir com algum tour ou mesmo de ônibus via Avenida dos Vulcões. Nesse caso ele para na porta.

Vulcão Equador Vulcão Equador

  • Visitar a  Reserva Ecológica de Maquipucuna, berço do urso andino, único da América do Sul. A área preservada, de apenas 6mil hectares, é considerada um dos cinco hotspots de maior biodiversidade do mundo. Fica a apenas 45 minutos de Quito, aos pés do vulcão Pichincha.
  • Visitar o Parque Mitad del Mundo. Não é à toa que o Equador chama-se Equador, né? Por lá passa a famosa linha que deu o nome ao país e é justamente ali, a 13km de Quito, que a tal linha imaginária te permite ficar com um pé no Hemisfério Norte e outro no Sul.
  • Passear de trem pela principal rota da América do Sul, a restaurada Nariz del Diablo. Essa é uma das belas experiências do país, então, ao sair de Quito pra alguma atração, procure essa opção!

 

Além de Quito, a região dos Andes oferece muito o que explorar:

  • Cuencas: a 3ª maior cidade do Equador,  além de produzir o verdadeiro chapéu Panamá, é um Patrimônio da Unesco por seu centro histórico e também possui diversas belezas naturais.  Bem próximo a Cuenca, tem o Cajas National Park que além de outras atrações naturais, possui 232 lagos glaciais.
  • Lago Quilotoa: além de ser lindíssimo, transborda a cultura andina pelas vilas que o rodeia. Vale a experiência de fazer trekking pelas belas paisagens e se hospedar nas casas dos locais. Fica a 160km de Quito.
Quito Equador

Foto: www.ecuatravelling.com

 

  • Lago Imbabura: fica nos arredores de Ibarra, que está no pé do vulcão Imbabura. Está localizada a aproximadamente 72km de Quito e possui um belo lago que fica na rota Otavalo x Quito.
Equador

Foto: Divulgação Cuicocha

 

  • Otavalo:  um dos melhores e maiores mercados indígenas da América do Sul , abriga também a tradição dos bordados que estão presentes na vestimenta típica das pessoas dessa região. Seu povo, seus mercados surpreendentes e as paisagens nos arredores fazem desse, um must do!

Equador  Equador

 

LEIA TAMBÉM:  LUA DE MEL – 6 DICAS PARA VIAJAR MAIS E PAGAR MENOS

 

AMAZÔNIA

A porção da Amazônia equatoriana representa quase 50% de seu território! A melhor forma de explorá-la é através dos lodges na selva. Curiosidades e informações muito interessante sobre essa porção do país pode ser encontrada no site www.ecuador-travel-guide.org.

As atrações que destaco na região são:

 

Mindo

Mindo é uma pequena cidade localizada já na floresta e que possibilita várias atrações, como observação de pássaros, tirolesa, canoismo, hiking com visitas a cachoeiras e etc.

 

Baños

Ainda a 2h da Amazônia, Baños pertence até mais a região dos Andes, mas serve como portão de entrada para passeios ou hotéis na selva. É a capital dos esportes radicais do Equador. A cidade fica ao pés do vulcão Tungurahua, o mais ativo de toda a América do Sul, o que oferece paisagens e experiências – inclusive de perigo, rs – indescritíveis, mas também o nascimento de águas termais, motivos pelo qual muitos turistas procuram a cidade.

pailon-del-daiblo-banos Equador

tree-house-banos-ecuador-hostal erupcion Equador

Foto: Divulgação Pailon del Diablo e Hostal Erupcion

 

Cuyabeno National Reserve

Uma das jóias da Amazônia Equatoriana, essa reserva é uma das mais populares entre os turistas devido a sua diversidade natural. Lá existem interessantes ecolodges, muitos deles de propriedade das tribos indígenas que lá habitam. Esses projetos foram construídos e são administrados pela própria comunidade, o que oferece uma experiência única ao turista.

 

LEIA TAMBÉM: AMAZÔNIA PELA PRIMEIRA VEZ – 8 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM PLENA SELVA

 

COSTA

Olitoral fica meio esquecido diante de tantas outras atrações, mas dizem os locais que se você não conhece a costa não conhece o Equador. Mas confesso não ter a mesma empolgação. Primeiro por não ter a conhecido e segundo por não ter tanto interesse, afinal, costa por costa, temos aqui. Mas se tivesse que conhecer algum lugar, iria até Esmeraldas, uma cidade majoritariamente de negros, que são minoria no Equador. Isso aconteceu porque, durante o período da escravidão de africanos (que não foi muito utilizada no país), um navio naufragou e os sobreviventes nadaram até a costa se instalando ali, onde criaram sua comunidade e até hoje tem vida própria. Mas além disso, você pode se interessar por:

 

Guayaquil

É a maior cidade do Equador e tem um porto que escoa 90% de tudo o que é produzido no país. É uma cidade grande, com o privilégio de ter belas praias, como Montañita, que é badalada e muito procurada por estrangeiros e surfistas. É também ponto de partida para muito dos voos para Galápagos. Lá também fica a praia de Canoa, que possui tendas coloridas e oferece um ambiente ideal para relaxar duarnte o dia e curtir os bares e restaurantes durante a noite. E tem também Puerto Lopez, lugar ideal para avistar baleias e a vida marinhaem geral.

 

LEIA TAMBÉM: 8 DICAS PARA ORGANIZAR A SUA PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL 

 

GALÁPAGOS

O arquipélogo de Galápagos fica a 1.000 km da costa do Equador, possui cerca de 19 ilhas – e mais algumas pequenas ilhotas -, 38 espécies de aves que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo, além de 106 espécies de répteis, 138 de anfíbios e 6.000 de borboletas. Não é atoa que ali começou a ser estudada por Charles Darwin a Teoria do Evolucionismo. E aí começam as semelhanças com Noronha…

Galápagos é sem dúvida um dos maiores paraísos na Terra e merece toda proteção – e ao menos uma viagem pra lá em sua vida! É incrível! Eu fui à procura de uma espécie de “safári” marinho, mas as Ilhas Galápagos oferecem muito mais. São praias paradisíacas, atrações em terra, diversas opções de hospedag e de como explorar as ilhas, guias espetaculares e um conhecimento que todo estudante deveria adquirir!

Não existem voos diretos do Brasil, mas existem de Quito, Guayaquil e Lima. Eles não são baratos (cerca de US$500), pois ficam longe do continente e a infraestrutura lá é difícil. Galápagos possui dois aeroportos, um em Baltra e outro em Santa Cruz. Você pode explorar as ilhas através de um cruzeiro, o que não é uma opção muito barata, mas que te permite conhecer pontos inacessíveis e otimizar tempo, conhecendo mais e melhor. Mas pode também se hospedar em uma das ilhas e a partir daí organizar passeios com o hotel ou agências que fazem tours diários. Essa é, sem dúvidas, a forma mais econômica. Há ainda a possibilidade de se hospedar cada dia em uma Ilha, opção oferecida por algumas pequenas redes de hostéis, como o RedMongrove.

Para facilitar suas decisões, conheça um pouco das principais ilhas:

 

Ilhas de Galápagos Equador

 

Santa Cruz

É talvez a principal das ilhas e local onde fica um dos aeroportos que atendem Galápagos. A melhor opção é se hospedar em um hostel ou mesmo em hotéis bacanas e de lá fazer passeios diários para as outras ilhas. Além disso, Santa Cruz tem como atrações o Porto Ayora, o Centro de Charles Darwin, as Highlands (parte alta, com fazendas de tartarugas e túneis de larvas de vulcão) e Tortuga Bay (uma das praias mais lindas de toda Galápagos).

 

Isabela

Maior ilha do arquipélago. O seu ponto mais elevado é o Vulcão do Lobo, com uma altitude de 1.707m. É habitada e sua maior cidade é Puerto Villamil. Lá, os leões marinhos andam pela cidade e podem aparecer no sofá de seu hotel, no banco da praça ou dentro do seu barco. É comum também encontrar Iguanas pelas ruas.

 

Fernandina

É a ilha oceânica mais antiga do mundo. Com intenso movimento vulcânico ainda encontra-se em expansão. Possui uma rica fauna composta por pinguins, pelicanos, leões-marinhos, iguanas.

 

Seymour

Paradisíaca, tem belas praias e nos possibilita passear pelos ninhos do “pata Azul” e “papo vermelho”, além de ver iguanas amarelas, tubarões, pinguins e leões marinhos. Fizemos snorkel com alguns desses animais nadando ao nosso lado!

 

Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador Galápagos Equador

 

Foto principal: David Torres Costales

1 COMENTÁRIO