Old San Juan Porto Rico
Dicas

Conheça Old San Juan, o charmoso bairro histórico da capital de Porto Rico

Porto Rico é o país do Rick Martin, dos Menudos, da Jennifer Lopes, da piña colada, do run e do filme Piratas do Caribe 4. Essas são as características mais conhecidas, mas além disso, o país é rico também em turismo, cultura, história e, é claro, compras!

Primeiramente você precisa saber que é necessário ter visto americano para pisar em terras porto-riquenhas. Isso porque o país é um território livre associado aos Estados Unidos, mesmo possuindo leis e governo próprios. A língua oficial é o espanhol, mas o inglês é muito falado também e a moeda utilizada é o dólar americano.

Porto Rico fica localizado na parte oriental do Caribe, do ladinho da República Dominicana, que é mais conhecida pelos brasileiros por causa de Punta Cana. O país é banhado pelo Oceano Atlântico de um lado e pelo Mar do Caribe do outro e é composto por um arquipélago que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de outras ilhas menores, sendo as mais importantes Vieques, Culebra e Mona.

Nesse post falarei apenas da capital San Juan e mais precisamente do seu bairro histórico Old San Juan, que de tão interessante dá muita informação para um post só.

 

Onde ficar

Como fui representando a agência onde trabalho e a convite do Governo de Porto Rico, me hospedei em hotéis excelentes. Portanto, para quem está buscando luxo e comodidade, eu recomendo o Caribe Hilton, o Hilton Condado Plaza e o Sheraton Puerto Rico Hotel & Casino, que fica ao lado do Centro de Convenções.

Sheraton Puerto Rico Hotel & Spa Old San Juan Porto Rico

Sheraton Puerto Rico Hotel & Spa

 

Caribe Hilton Old San Juan Porto Rico

Caribe Hilton

 

Caribe Hilton Old San Juan Porto Rico

Caribe Hilton

 

LEIA TAMBÉM: BUENOS AIRES EM 4 DIAS – O QUE FAZER NA CAPITAL ARGENTINA

 

Old San Juan ou Vieja San Juan

Esse é o bairro histórico e a menina dos olhos da capital porto-riquenha. O lugar possui atrações para um dia inteiro e não recomendo menos do que isso. Viejo San Juan, ou Old San Juan, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco e foi fundada em 1520, o que faz dela a segunda capital de colonização europeia mais antiga das Américas.

É uma delícia caminhar pelas ruas de paralelepípedos que tem por lá, olhando as casinhas coloridas e as lojas de grifes e de souvenirs. A cidade lembra até um pouco Tiradentes, mas de um jeito mais americanizado, é claro.

Old San Juan Porto Rico

Old San Juan

 

Dicas

O clima de lá, além de latino, é de muita cultura. Portanto, antes de ir vale a pena estudar um pouco mais sobre a história da cidade, que foi colonizada pelos espanhóis.

O transporte público não é um exemplo, portanto o táxi é uma boa opção e nem é tão caro. Mas atenção: lá não existe taxímetro, portanto combine o preço antes. Alugar um carro também seria uma boa ideia, mas fique atento ao trânsito, que não é dos mais organizados.

Old San Juan Porto Rico

LEIA TAMBÉM: TRILHAS DO PERU – TODAS AS DICAS PARA ENCARAR PUTUCUSI E WAYNA PICCHU, DUAS MARAVILHAS AO REDOR DE MACHU PICCHU

Onde ir

A cidade é um ponto de partida e chegada de diversos cruzeiros, portanto em determinadas épocas o fluxo de turistas aumenta demasiadamente. Mas Old San Juan é fantástica tanto de dia quanto à noite. Tentei otimizar e selecionei os principais lugares para se visitar nessa incrível parte da cidade:

  • Capitólio

    Sede da Assembléia Legislativa, é um lugar cheio de história, com uma arquitetura lindíssima e bonito tanto por fora quanto por dentro.

 

  • Castillo de San Cristóbal

    É a maior fortificação já contruída pelos espanhóis no Novo Mundo e surgiu com o intuíto de proteger a cidade de San Juan de ataques externos. Reserve um bom tempo para conhecê-lo, pois o lugar é enorme.

 

  • Calle San Sebastian

    Rua com uma grande concentração de bares e restaurantes, ideal para sair de noite, mas também muito bonita para se conhecer de dia, já que é cheia de prédios coloridos.

 

  • Plaza del Quinto Centenário

    Praça com um monumento construído em homenagem aos 500 anos da viagem de Cristóvão Colombo à América. De lá é possível ter uma vista belíssima da Forte El Morro e do oceano.

 

  • Museo de las Americas

    Museu dedicado a promover a cultura do continente americano, desde o Alasca até a Patagônia.

 

  • San Felipe del Morro ou El Morro

    Forte espanhol do século XVI e, assim como no Forte de São Cristóvão, nele há muito material histórico para ver. Uma dica: sente no gramado do lado de fora e fique lá vendo o pôr do sol.

 

  • La Fortaleza

    Residência oficial do Governo de Porto Rico. É aberta para visitação e tem um jardim lindíssimo.

 

  • Calle del Cristo

    Rua com bares, restaurantes, lugares históricos e pontos turísticos.

 

  • Capilla del Cristo

    Uma pequena e charmosa capela, relíquia da época em que San Juan foi fundada.

 

  • Plaza de San Jose

    Pequena praça de paralelepípedos, com uma estátua de Juan Ponce de León.

 

Old San Juan Porto Rico Old San Juan Porto Rico

 

Pelo mapa podemos ver que a distância percorrida entre todos esses pontos turísticos é de 4,8km, ou seja, você consegue conhecer bastante coisa em um dia só. Mas sempre recomendo aquele stop em um bar local para apreciar a gastronomia, a cerveja própria e ver a vida passar. Por falar nisso a cerveja local é a Medalla e a comida típica é o Mofongo, feito de banana-da-terra verde.

Mapa old san juan

 

Old San Juan Porto Rico Old San Juan Porto Rico

 

Essa é a Old San Juan, para todos os tipos de gostos e sabores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO