Mangal das garças nbelém
Dicas

Como visitar o Mangal das Garças em Belém

Uma das atrações mais bacanas da cidade de Belém, o Mangal das Garças, é um Parque Ecológico dentro da cidade que nos permite apreciar pássaros exóticos da região, um Orquidário, a Vitória Regia, um Borboletário, lagos, museu, restaurante, etc. Além disso, tem a Torre do Farol que permite uma vista incrível para toda Belém! Ainda por cima é uma tração que, além de imperdível tem fácil acesso, funciona de Terça a Domingo e sua entrada é gratuita. Para mais informações, consulte o site.

O Mangal fica na parte antiga de Belém, próximo ao Centro Histórico, nas margens do Rio Guamá, então é viável de visita lo em 1h se estiver com pressa ou em 2h se quiser curtir mais o local. Mas o bom mesmo, é ir e almoçar por lá podendo contemplar mais e conhecer todas atrações. Apesar da entrada gratuita, é cobrada uma taxa de R$5,00 para a entrada no Borboletário, Farol de Belém, Viveiro, e o Memorial Amazônico da Amazônia.

Logo na entrada do Mangal das Garças, há um estacionamento, logo em seguida, começamos a nos  deparar com a área que é toda muito bonita, com jardinagem de primeira com plantas locais, caminhos bem definidos, construções de bom gosto, algumas peças de arte e quando se chega aos lagos, fica ainda mais lindo! Senti falta de um lugar no início pra dar informações sobre o parque, mas depois logo me encontrei, então dividi abaixo as atrações e você pode se encontrar pelo mapinha que espalham em alguns pontos lá.

IMG_2421 [960 x 720]

 

Uma breve explicação sobre as atrações da direita pra esquerda, fazendo um círculo:

 Memorial Amazônico da Navegação

É um breve museu que mostra a evolução da navegação. Os visitantes encontram três aspectos da evolução dos meios de transporte de navegação pela Amazônia, achei meio chatinho, dá pra ver por fora algumas coisas, essa é uma das atrações pagas.

Restaurante Manjar das Garças

Fica no andar superior ao Memorial, ambos em um prédio de madeira de Ipê com teto de palha que dá um charme. Fica aberto para almoço (R$65,00 o buffet) e jantar (a la carte), proporciona uma bela vista da cidade e costuma ter música ao vivo (aos domingos só funciona para almoço até as 16h

Mirante do rio

Ainda entre o Memorial e o Restaurante, tem um deck lindo que leva até um gazebo bem a frente que funciona como um charmoso mirante acima do rio

Belem - mangal das garças

Farol de Belém

Saindo do complexo acima, tem a área de adquirir ingressos pra torre e outras atrações, a visita a ela é rápida, o elevador é ágil (e tem opção de escadas também!). Quem tem medo de altura vai ficar tenso, mas a vista compensa, TEM que ir! A vista do Mangal, da cidade e do rio são incríveis. Pode deixar essa atração pro final, pois é tudo pertinho e será a coroação!

Lago Cavername & Lago da Ponta

Invariavelmente vai passar por eles, verdes e com pontos coloridos marcados horas por Guarás fluorescentes de tão vermelhinho, hora por longos flamingos, marrecos e até Jabutis! Há também uma escultura de madeira do escultor Geraldo Teixeira que compõe a beleza do local.

Animais visitantes

Cerca de 60 garças visitam regularmente a região dos lagos se misturando às outras aves que já vivem ali, só por elas já valeria a visita. Você as encontra por todos os lados mas especialmente em volta dos lagos é que elas gostam de ficar.

 

Viveiro das Aningas

Também uma das atrações pagas, hospeda cerca de 35 espécies de aves que foram resgatadas pelo mercado negro e estão ali pra se reabilitar. Para facilitar a visualização, procure ir lá pelas 9 da manhã ou 4 da tarde, caso contrário, muitas estarão no alto das árvores sem muita visibilidade. Mas é bem legal pois lá co habitam várias espécies bem diferentes que nem imaginava que existia!!

 

Orquidário

São cerce de 350 espécies locais e exóticas, fácil de visitar, mas se não é fissurado por elas, uma breve passagem de olhos revolve!

Orquidário Belém

Borboletário

É pequeno, simples, agradável, com muitas borboletas voando especialmente em volta aqueles potinhos com água que atraem beija flor, dizem que te cerca de 80 deles lá, informações oficiais dizem que eles produzem 5mil borboletas por mês lá, mas confesso que vi só de um tipo e não eram tantas… Não deixe de passar pela lateral (fundos) do borboletário onde ficam elas embalsamadas na parede com algumas informações que facilitam nossa identificação. É ali, nesse mesmo ambiente, que você poderá também, conhecer a Vitória Régia.

 Armazém do Tempo

Um bonito galpão de ferro previamente usado como oficina para conserto de embarcações, foi restaurado e hoje é um agradável espaço para exposições. Em nossa visita, haviam diversas obras de arte, artesanato e informações sobres a Tribo Asurimi do Xingu e suas grafias que compunham lindo objetos a venda por preços bem interessantes. Em sua entrada, há a Cascata de Aruana, com uma estátua e espelho d’agua que também compões a beleza do espaço

Cascata de Aruana

Espero que façam uma visita e se encantem! ;-)

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO