cuidados com a saúde ao viajar Mundo em Prosa

Cuidados com a saúde ao viajar

Ficar doente não passa pela cabeça de ninguém quando o assunto é viajar. Mas em um mundo cada vez mais interligado e com barreiras físicas cada vez menores, é sempre bom ter em mente que estamos cada mais suscetíveis a doenças endêmicas. Por isso, é importante se prevenir com cuidados básicos como repelentes, atenção com a alimentação e, principalmente, com a vacinação. Aliás, alguns países, como os do Sudeste Asiático, exigem a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se proteger e aproveitar a sua viagem com muito mais tranquilidade e sem nenhum medo de ser barrado na vigilância sanitária de algum país. Confira a seguir alguns cuidados com a saúde ao viajar (antes, durante e depois da viagem):

 

  1. Pré-viagem

Fechado o destino, é importante você conhecer os cuidados necessários e as doenças endêmicas do lugar. O site da Anvisa disponibiliza informações atualizadas sobre as orientações sanitárias de cada país. É importante também consultar um médico para se certificar de que a sua saúde está em dia e se não há nenhuma doença infecciosa. É importante evitar viajar doente, por isso não descuide da saúde. Se você toma remédios de uso contínuo ou estará medicado durante o passeio, não se esqueça das receitas e de mantê-las sempre com você. Compre também a quantidade suficiente de medicamento para toda a viagem. Pode ser um pouquinho complicado comprar remédios em outro país.

 

  1. Vacinação

Antes de uma viajem internacional é importante estar com o Cartão de Vacinas atualizado, segundo o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Por isso, vá com o seu cartão até um posto de saúde e coloque sua imunização em dia. Vale lembrar que o Brasil tem o maior programa nacional de imunização do mundo e por isso não há desculpas para não estar com a vacinação em dia. Algumas vacinas têm um período para atingir a proteção esperada, por isso é importante saber essa janela e se programar direitinho. Um exemplo é a vacina contra a febre amarela. Ela demora 10 dias para começar a proteger o organismo e se o prazo não for cumprido, você pode ser barrado ao entrar em alguns países. Com isso em mente, sempre preste atenção ao que é anotado no Cartão de Vacinas. É preciso ter lá o lote da vacina, a data e o local onde você foi atendido. Caso o seu país de destino exija a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, seu próximo passo será emitir esse documento. No site da Anvisa tem as orientações, onde ir, o que fazer e o que você precisa para ter o seu certificado em mãos. Não se esqueça de levá-lo na bagagem de mão. Ele será exigido na imigração.

 

  1. Cuidados durante a viagem

Mesmo com a vacina em dia, não dê mole. Se você estiver em áreas onde há doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos, utilize roupas que te protejam contra picada de insetos. Cubra principalmente os braços, pés e pernas. Nunca se esqueça de usar repelente e reaplicar de tempos em tempos. Se você for dormir em lugares mais abertos e vulneráveis a insetos, use sempre o véu para cobrir a cama e te proteger das picadas.

Outro motivo de doenças durante as viagens é infecção por água ou alimentos contaminados. Diarreias são bem comuns, por isso tenha atenção ao que você come e bebe e lave sempre as mãos com água e sabão ou use solução anticéptica, como álcool em gel. Consuma água mineral em garrafas que estejam previamente lacradas. Se não for possível, trate a água com hipoclorito de sódio a 2,5%. Evite comer frutos do mar crus, derivados de leite, ovos crus, frutas e verduras danificadas e alimentos vendidos por ambulantes. Tenha muito cuidado com a culinária local ou alimentos exóticos. Experimentar a cultura do país faz parte da experiência, mas alguns alimentos podem não cair muito bem em alguns viajantes.

 

  1. Outros cuidados com a saúde ao viajar

Vale sempre lembrar que boa alimentação e hábitos saudáveis são superimportantes para evitar gripes e resfriados, principalmente fora do seu país. Se você for para destinos de praia ou países tropicais, nunca se esqueça do filtro solar. Não é porque estamos de férias que vamos deixar de lado os nossos cuidados diários, né? E ninguém quer ter uma insolação no meio de uma viagem.

 

IMPORTANTE

Se ao retornar ao Brasil você tiver febre, diarreia, problemas respiratórios ou de pele, procure um serviço de saúde e informe os países e regiões que você visitou. Além de cuidar da sua saúde, você também protegerá todos ao seu redor, contribuindo para que nenhuma doença erradicada por aqui reapareça no Brasil.

Depois de todas essas dicas, aproveite a sua viagem, se divirta e volte super bem, viu?

Até a próxima.

DEIXE SEU COMENTÁRIO