Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira
Dicas

Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira

Foi oficializado em Julho de 2018, a criação do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira.

A unidade de conservação, conta com 4.300 hectares e abrange os municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde. Sendo a maior parte da unidade, concentrada em Lima Duarte e Olaria.

Conheci duas cachoeiras que ficam localizadas em uma propriedade particular, o Rancho Pé da Serra.

Para quem está em Lima Duarte, o caminho é bem fácil. Só seguir no sentido a Olaria e depois do trevo virar a esquerda, ao ver a placa Serra Negra/Voltas (foto abaixo).

Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira

De Lima Duarte a Olaria, são 16km na MG 267 e mais 31km de estrada de terra até a Vila do Funil. Portanto, você gasta em torno de 1:20h de viagem. A estrada de terra está em bom estado de conservação.

Nessa Vila do Funil, existe um mercadinho, onde é possível pegar algumas informações, e muito boas por sinal. Passando por ele é só seguir em frente. Após uns 500m, haverá uma entrada a esquerda com a placa Rancho Pé da Serra. A sinalização é muito boa e é possível avistar placas com o nome Rancho Pé da Serra. Acredito que depois do mercadinho, você anda no máximo 2km até o restaurante.

No Rancho, tem um restaurante, que no dia que eu fui (segunda-feira) estava fechado e lá que você paga a entrada de R$ 5,00 por pessoa, para conhecer as Cachoeiras do Café e Amorosa.

Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira

Do Rancho, até o início da trilha, dá uma distância de 1 km aproximadamente. Você vai de carro até uma parte, e depois pega a trilha, que até a Cachoeira do Café são 400m e depois mais 650m até a Amorosa.

A trilha da Amorosa é bem ingrime, portanto um pouco cansativa para quem não tem um preparo físico muito bom, mas não é difícil. A volta em compensação, é muito mais fácil, pois é só descida. O tempo médio de ida é de uma hora.

A trilha para a Cachoeira do Café é bem tranquila e curta.

Também na região da Vila do Funil, existe a Cachoeira da Água Vermelha, que é maravilhosa! Não tive tempo para conhecê-la, mas sei que é próxima e vale a visita. Para maiores informações sobre como chegar, só perguntar no mercadinho da vila.

 

 

Caso queira se hospedar na região, a dica é ficar na Pousada Mirante Santo Antônio. Uma pousada bem aconchegante e com três tipos de acomodação: standard, duplo (chalés maiores para quem vai com família) e os chalés de luxo, com hidromassagem.

Para quem sai de Juiz de Fora, o melhor roteiro é passar por Rio Preto, até a Vila do Funil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO