5770099794_b5663e7b6f_b
roteiro

Ávila em 1 dia: um roteiro ideal para um bate-volta de Madri

Se você está em Madri e quer fazer um passeio que dura um dia inteiro, é bacana, rico em cultura, em história e acompanhado de uma gastronomia de comer de joelhos, então não deixe de ir até Ávila. Essa é uma cidade que vai ficar para sempre na sua memória, simplesmente por ser acolhedora, pequena, fácil de se locomover e por todas as outras qualidades ditas acima.

Ávila é uma cidade amuralhada – e esse é um dos seus maiores charmes – que em 1985 foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Possui em torno de 59.300 habitantes, tem 231,9 km² de área e vive praticamente do turismo e do comércio.

Ávila

 

COMO CHEGAR

A cidade fica a 127km de Madri, 91km de Salamanca e 88km de Segóvia. Confira o mapa aqui.

A forma mais prática de se chegar até a cidade é de trem. Agora o ponto de origem vai depender de qual local da Europa você vai estar. Caso seja Madri, a estação de onde saem os trens para Ávila é a Chamartín que fica aproximadamente a 7,8km de distância da estação Atocha, a mais famosa.

O valor do trem por pessoa é em torno de €13 a ida + o mesmo valor para a volta. Como tudo em Ávila é perto, a estação de trem da cidade é de fácil acesso e você pode ir caminhando.

QUANDO IR

As estações são muito bem definidas, portanto você vai pegar um verão bem quente e um inverno bastante rigoroso. Se você é quem faz o seu calendário e pode escolher a época que quer viajar eu sempre recomendo a primavera ou o outono, pois são as épocas com as temperaturas mais amenas, a cidade fica mais vazia e é o período em que os preços estão mais acessíveis.

 

GASTRONOMIA

Hummmm, essa é uma das melhores partes de qualquer viagem e, em se tratando de Ávila, é impossível passar despercebido por esse tema.

Entre nas lojinhas e perca-se nas prateleiras de doces e, é claro, peça as dicas para a dona do local sobre qual o melhor doce levar. Ela com certeza recomendará as Yemas de Santa Teresa (água, limão, ovos e farinha), o doce mais famoso da cidade, assim como o pastel de Belém é para Lisboa.

Delícias de Ávila

Delícias de Ávila

Agora, se os doces não te enchem os olhos, perca-se nas dicas abaixo:

- É muito comum na região pedir o Menu. Você acaba pagando um preço fixo, em torno de €11 e leva uma sopa ou salada de entrada, o prato principal (que normalmente tem duas opções), uma sobremesa e ainda de quebra pode escolher uma bebida. Tudo bem farto e gostoso. Uma dica é o Alavirulé , que tem um menu bem saboroso e um excelente atendimento. Mas é um restaurante simples, sem luxo. Peça uma mesa do lado de fora.

Alavirulé

Menu do restaurante Alavirulé

Alavirulé

Alavirulé

- O prato mais famoso é o Chulleton. Não perca a oportunidade e peça um.

Abaixo segue a lista dos 10 restaurantes mais bem avaliados do Trip Advisor:

1-Restaurante Bococo

2-El Almacen

3-Los Candiles

4-Soul Kitchen

5-Siglo Doce

6-Restaurante Alcaravea

7-5 Restaurate

8-Padel League Ávila

9-Revolutum

10-El Molino de la Losa

 

O QUE FAZER EM ÁVILA

Como todos já sabem, a principal atração da cidade é a muralha medieval. Mas além dela existem vários outros passeios e locais a serem visitados como falo abaixo.

Basílica de São Vicente

Depois da Catedral de Ávila, a Basílica de São Vicente é considerada o templo mais importante da cidade e foi declarada monumento nacional em 1923. Sua construção começou por volta de 1120 e dizem que ali foram enterrados Vicente, Sabina e Cristela (irmãos que foram torturados cruelmente no ano de 303 no período em que Diocleciano era o imperador romano). A Basília fica logo em frente à Porta de San Vicente, que dá entrada para a Muralha. Ali também fica localizado um posto de informação turística. Pegue o seu mapa!

Basilica de San Vicente

Basilica de San Vicente

Basilica de San Vicente

Basilica de San Vicente

Basilica de San Vicente

Lateral da Basilica de San Vicente

 

 

Catedral de Ávila

Considerada a primeira catedral gótica da Espanha, esse é o monumento mais conhecido de Ávila. A data da sua construção não é exata, mas dizem que foi por volta do século XI ou XII e foi em 1914 declarada Monumento Histórico-Artístico. Seu topo está incorporado com a muralha, o que dá um charme maior ainda para tal construção.

Catedral Avila

 

Convento de Santa Teresa

Santa Teresa nasceu na cidade de Ávila no ano de 1515 e por conta da sua devoção à religião e a Jesus chegou a fugir de casa com o seu irmão para fazer o trabalho de evangelização. Em 1622, quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada pelo papa Gregório XV. Abaixo segue a foto do convento onde viveu por anos.

Convento Santa Teresa Avila

 

Muralha de Ávila

A chave de ouro de Ávila, a Muralha, possui 2,5 km de extensão e é considerada a única construção militar cristã da Europa que se mantem conservada desde a sua origem. É Patrimônio Mundial da Humanidade e possui nove portas de acesso. São elas:

1- La Puerta del Alcázar ou del Mercado Grande

2 -La Puerta de la Catedral, de los Leales ou del Peso de la Harina

3- La Puerta de San Vicente

4- El Arco del Mariscal

5- El Arco del Carmen ou de la cárcel

6- La Puerta del Puente ou de San Segundo

7- La Puerta de la Mala Dicha, de la mala Ventura ou, arco de los Gitanos

8- La Puerta de la Santa ou de Montenegro

9- La Puerta del Rastro de Grajal ou de la Estrella

 

Muralha Avila

Muralha Avila

Entrada da muralha pela Puerta San Vicente

A dica é percorrer toda a sua extensão e passar pelas nove portas. Caso desanime no meio do caminho, é só sair pela porta mais próxima. Mas é um trajeto bem gostoso e com o áudio guia fica mais interessante ainda, já que você vai escutando toda a história da época. Sem falar que a vista lá de cima é linda e você consegue identificar a diferença da cidade amuralhada da cidade por fora da muralha. É bem bacana.

foto 1 (11) Muralha Avila Muralha Avila

Ah! É possível identificar também a quantidade de igrejas que a cidade possui,  que acabaram sendo incluídas na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Plaza del Mercado Chico

A principal praça da cidade, onde você encontra lojas de doces, bares, restaurantes, hotéis, igreja e prédios como o a Câmara Municipal. O lugar é ideal para passar um tempo bebendo aquela cervejinha e comendo as tão famosas tapas espanholas.


Plaza del Mercado Chico Avila

 

Igreja de San Pedro, Plaza Santa Teresa e Puerta del Alcázar

Bem na Plaza de Santa Teresa, fora da muralha,  encontra-se essa igreja que, junto com a Basílica de San Vicente e a Catedral de Ávila, formam os principais marcos da cidade – tirando a muralha é claro. Na mesma praça está localizada a principal porta de entrada para a muralha, a Puerta del Alcázar.

Iglezia de San Pedro Avila

 

Real Monasterio de Santo Tomás

Hernán Núñez Arnalte foi o tesoureiro e secretário dos Reis Católicos na época e é o fundador da parte mais antiga do Monastério. Mas ele morreu antes de iniciar o seu projeto e deixou um testamento que pedia ao Padre Torquemada e Doña María Dávila para continuar o seu trabalho. A construção seria dedicada a Santo Tomás de Aquino. A construção começou no dia 11 de abril de 1482 sob a direção de Martin de Solorzano. O dinheiro do Padre Torquemada e da Doña María Dávila não foi o suficiente na época e por conta disso pediram ajuda aos Reis Católicos que acabaram concluindo a obra. O Monastério ainda abriga um rico Museu de Arte Oriental.

 

Quatro Postes

Para quem ainda tiver fôlego e quiser encerrar o dia com um excelente pôr do sol acompanhado de uma excelente vista, não deixe de ir até os Quatros Postes. São 15 minutos caminhando da última porta da muralha. Reza a lenda que foi lá que Santa Teresa e o seu irmão foram interceptados pelo tio na fuga para a evangelização.

Cuatro Postes Avila

Abaixo fiz um breve roteiro dos principais pontos turísticos de Ávila, saindo da Estação de Trem, para vocês terem uma ideia de como fica tudo muito concentrado e que em um dia você consegue passar pelas principais coisas. Mas se você é daquele tipo de pessoa que gosta de fazer tudo com calma e ainda apreciar a rotina do local, abaixo seguem algumas dicas de onde se hospedar.

Mapa Avila

 

ONDE FICAR

 

Hotéis 3 Estrelas:

Hotel Don Carmelo : Diária em torno de USD 48 por pessoa
Palacio de Velada: Diária em torno de USD 48 por pessoa

 

Hotéis 4 Estrelas:

Palacio Valderrabanos: Diária em torno de USD 46 por pessoa
Parador de Ávila : Diária em torno de USD 75 por pessoa

 

Opção de apartamento:

Soterraña : Diária em torno de USD 67 por pessoa

 

DICAS:

- Não precisa chegar tão cedo na cidade, pois o comércio começa a funcionar mais tarde e a cidade fica bem vazia.

- Fiquem atentos ao horário da siesta. É tradição em Ávila, o comércio dá essa pausa durante o dia e isso pode acabar interferindo na sua programação.

-Faça a visita às muralhas com o áudio guia. Com ele você ouve toda a história da época antiga e aproveita bem mais o passeio.

 

Avila

Avila durante a siesta

2 COMENTÁRIOS