Vantagens e desvantagens de viajar por agência
Dicas

Viajar por agência ou por conta própria? O que é melhor?

Programar uma viagem pode não ser tão fácil assim. Hotel, passagens, passeios, tudo isso pode exigir da gente tempo e dedicação. Por isso, algumas pessoas acabam optando em viajar por agência de viagem. Os pacotes vendidos por elas normalmente já incluem as passagens áreas, o transfer, hospedagem e, em alguns casos, city tours e outros passeios, mas você também pode ficar livre para escolher o tipo de serviço que quer, ficando mais livre e deixando a sua viagem com a sua cara.

Decidir pela compra ou não de um pacote de viagens vai muito do seu perfil, de onde você quer ir, se você prefere seguir roteiros ou mudar de acordo com os dias, se você gosta de viver a cultural e a rotina do local ou prefere a segurança dos city tours, etc. Enfim, há uma lista de coisas a se pensar e várias possibilidades de planejamento.

 

 

Viajando por agência de viagem

 

1. Primeira viagem ao exterior

Se você nunca saiu do país, viajar por agência pode ser a melhor opção. Fechando um pacote você pode contratar além do hotel e das passagens aéreas, o check-in, o transporte entre o aeroporto e o hotel e vice-versa, pode alugar um carro, comprar passeios com guias em português e outros serviços e vantagens. Hoje em dia as agências tentam personalizar ao máximo a experiência da viagem e sempre se interessam em saber qual é a sua necessidade, quais são os seus planos e tentam adequar de alguma forma às necessidades dos passageiros.

 

2. Documentação e dinheiro

As agências de viagem também te dão todo o suporte na retirada do passaporte e para os pedidos de visto, quando necessários. Ainda te orientam sobre dinheiro, se é melhor levar em espécie ou em cartão pré-pago e ainda fazem a ponte entre você e as casas de câmbio. E o mais importante, sempre passando informações baseadas em experiências reais e informações profissionais.

 

3. Seguro

O seguro viagem só passa pela cabeça da gente quando ele é obrigatório para a entrada em algum destino. Mas o seguro deve ser contratado para qualquer viagem, inclusive as nacionais. As agências de viagem oferecem o serviço, explicam a necessidade dele e você não precisa se preocupar em compreender as apólices ou comparar cada serviço.

 

4. Hospedagem

Procurar um hotel ou hostel pode ser bem chato para algumas pessoas. Precisa de paciência, de conhecimento do local da viagem, assim como a região ou bairro onde é melhor para se hospedar e etc. A situação se complica ainda mais quando o destino escolhido é menos tradicional ou em um país remoto e com uma cultura muito diferente. Nesses casos, as agências de viagem podem te ajudar bastante, garantindo que você não caia em uma cilada e se hospede em acomodações ruins ou em bairros distantes ou perigosos. Sem falar que eles possuem bastante informações e possuem fácil acesso ao contato com os hotéis, facilitando assim um pedido de atenção especial, um upgrade de quarto, um early check in e late check out. Podem orientá-los sobre as taxas locais que devem ser pagas no destino, enfim, são muitas informações que não se resumem em apenas um clique em sites de compra.

 

5. Consultoria durante a viagem

Outra vantagem de fechar um pacote com agências é o suporte durante toda a viagem. Se qualquer problema acontecer, eles estarão ali para te ajudar. Ajudam a minimizar o stress em voos cancelados, dão o suporte em excesso de bagagem, acréscimo de bikes, pranchas de surf e qualquer outro item que você comprar no exterior, auxiliam em perda de documentos e pertences esquecidos em hotéis e passeios, havendo imprevistos de saúde eles estarão lá junto com a seguradora para melhor orientá-los, caso o terrível overbooking em hotéis e aéreo aconteça lá estará a agência com a sua experiência para te ajudar, ou seja, a agência é o seu porto seguro durante o passeio. Mas não acontecem só problemas em uma viagem, você pode também querer reservar um restaurante na Torre Eiffel em Paris, comprar os ingressos da Disney para não enfrentar fila no local, esqueceu de comprar seu ingresso para Machu Picchu? Liga para a agência que eles tentam te ajudar. Está indo em lua de mel e quer aquele atendimento especial? Deixa com eles que o atendimento será muito mais que especial.

 

 

Viajando por conta própria

 

1. Controle diário das tarifas

Quando planejamos sozinhos a viagem, podemos esperar por promoções e acompanhar a todo instante os preços e melhores opções, coisa que o seu consultor de viagem as vezes não vai conseguir fazer porque eles precisam atender várias outras pessoas. Portanto esse tempo livre para a sua própria viagem pode contar a seu favor.

 

2. Mais flexibilidade

Viajando por conta própria você se sente o rei do pedaço e fica livre para escolher o aéreo que te agrada, o hotel na localização que achar ideal e se preferir pode optar pelo aluguel de apartamentos ao invés de hotéis.

O importante na hora de viajar é conhecer as suas opções e pensar o que é melhor. Se você não gosta de surpresas e prefere viajar com calma e segurança, o suporte das agências de viagens pode ser a melhor opção.

Temos um exemplo vivido pela Cláudia, em Toronto, que retrata muito bem essa questão. Ela alugou um apartamento pelo Airbnb e ao chegar no local sozinha o anfitrião tinha confundido o horário da sua chegada e a casa estava super bagunçada, com cama desarrumada, e o pior era que o quarto não tinha porta e o anfitrião não demonstrava ser a pessoa mais confiável do mundo, enfim, o que queremos dizer é que você terá mais liberdade sim em organizar a sua viagem, mas não se esqueça de trabalhar duro nisso e de ficar atento a todos os detalhes.

 

O que é preciso desmistificar é que viajar por agência não sai mais caro que por conta própria, é claro que tem situações e situações, uma promoção direto com a companhia aérea por exemplo vai sair mais barato comprando direto com eles, mas isso não acontece todos os dias. A dica é sempre consultar uma agência e fazer o seu orçamento por conta própria, assim você vai ter uma noção de custos. E muitas agências conseguem bater os preços, portanto é de muito bom modo retornar ao seu consultor de viagem e informar que você encontrou um preço melhor, quem sabe ele não consegue o mesmo valor e oferecendo ainda todo o suporte que falamos ali em cima?

Outra coisa que também é preciso desmistificar é que as agências não vendem só passeios engessados, tendo hora para ir e voltar, elas vendem só o aéreo, só o hotel etc. Se você prefere uma viagem mais livre pode consultá-los também.

E por último, uma dica super valiosa é, dê valor ao trabalho do agente de viagem, para montar a sua Eurotrip de 30 dias ou 15 dias em Orlando ou 1 semana no Nordeste, ele leva tempo, ele pesquisa a melhor localização dos hotéis, ele avalia a melhor logística do aéreo, compara os preços para te apresentar a melhor proposta, portanto não sugue todas as informações deles para depois fechar na internet e sem dar nenhum retorno.

 

Depois é só fazer as malas e aproveitar!

Nos vemos no próximo artigo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO