praia-de-barceloneta-em-barcelona
Roteiros

Roteiro Barcelona: quando ir, o que fazer e quantos dias ficar (2º dia)

O nosso roteiro para um segundo dia em Barcelona é ideal para ser feito caso o tempo esteja ensolarado. Nós vamos passar muitas horas ao ar livre e percorrer lugares que fazem com que Barcelona tenha essa atmosfera sexy e descontraída, a cara do Mediterrâneo! Primeiramente vamos conhecer o El Born, bairro étnico e multicultural, onde lojas de imigrantes convivem em perfeita harmonia com a vida cosmopolita de Barcelona. Depois vamos para a região beira mar, passando pelo Port Vell (o porto de Barcelona), o famoso bairro de Barceloneta e a moderna região conhecida como Port Olímpic, que serviu como Vila Olímpica para as Olimpíadas de 1992. Então chega de conversa! Levanta da cama, tome um café-da-manhã reforçado e saia logo desse hotel!

1. EL BORN

Nosso passeio começa na estação de metrô Universitat, linhas 1 (vermelha) e 2 (roxa). A partir dali vamos nos embrenhar pelo El Raval, até atingir a região beira mar. O El Raval é um bairro que tem uma pegada super multicultural. Ele faz parte da Ciutat Vella, como é conhecida a Barcelona antiga, e abriga uma grande população de imigrantes, sobretudo africanos e asiáticos, formando uma paisagem de rico contraste.

Aqui está o percurso que vamos fazer:

El Raval Barcelona

Saindo da Universitat, pegue a Carrer dels Tallers, uma rua com várias lojinhas de música independente.

Carrer dels Tallers Barcelona

Carrer dels Tallers | Foto: Oh-Barcelona.com

Vire a primeira à direta na Caller de Valldonzella e depois a primeira à esquerda na Caller de Montalegre, onde você vai encontrar dois dos mais importantes prédios de Barcelona, o CCCB (Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona) e MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona).

Se você se interessar por visitar esses dois museus, segue o site deles na Internet: www.cccb.org e www.macba.es

CCCB CENTRE DE CULTURA CONTAMPORÀNEA DE BARCELONA

CCCB Centre de Cultura Contaporànea de Barcelona | Foto: articketbcn.org

Museu D'Art Contemporani de Barcelona

Museu D’Art Contemporani de Barcelona | Foto: robjgreen

 

Essa praça de frente para o MACBA chama Plaça dels Àngels e é dominada por skatistas. Cuidados com seus tornozelos!

Plaça dels Àngels, Barcelona

Plaça dels Àngels, Barcelona

 

Depois siga para a Carrer Joaquin Costa, uma rua de pedestres que diz muito sobre o bairro, com várias lojas, bares, restaurantes e mercados étnicos.

Carrer Joaquin Costa Barcelona

Carrer Joaquin Costa | Foto: Panasonic

 

Desça toda a Carrer Joaquin Costa e vire à esquerda na Carrer del Carme. Ali você já vai se deparar com o quarteirão onde fica a Biblioteca da Catalunya, que ocupa o prédio do antigo Hospital de la Santa Creu. Entre por um dos acessos do edifício e então você vai chegar aos Jardins de Rubió i Lluch, um pátio interno onde você pode sentar, relaxar e esquecer um pouco do agito da cidade lá fora.

Biblioteca de Catalunya Barcelona

Interior da Biblioteca da Catalunha | Foto: Josep Renalias

Jardines de Rubió i Lluc Barcelona

Jardines de Rubió i Lluc | Foto: ahoratocaviajar.com

 

Saindo dos jardins, pegue a Carrer de l’Hospital até atingir uma rotatória, onde você vai virar na Rambla del Raval. Essa é uma avenida maravilhosa, onde você vai ver muitos imigrantes, locais e turistas. Um destaque é o Gato de Botero, obra do artista colombiando Fernando Botero.

El Gat de Botero Botero Cat La Rambla El Raval Barcelona

O Gato de Botero | Foto: Alexander Johmann

 

Desça por toda Rambla del Raval e vire à esquerda na Carrer Nou de la Rambla. Ande por três quarteirões até chegar ao Palácio Guell, mais um prédio desenhado por Antoni Gaudí.

Palau Guell Barcelona

Palau Guell | Foto: Piggyofdoom

Continue andando e vire à direita na Las Ramblas, uma das mais famosas avenidas de Barcelona. Ela já faz parte do nosso roteiro para o terceiro dia, mas hoje vamos percorrer apenas o finalzinho dela, até atingir o mar e chegar na região do Port Vell, nosso próximo destino.

LEIA TAMBÉM: LONDRES EM 4 DIA – O QUE FAZER NA CAPITAL BRITÂNICA

 

2. PORT VELL

Se você ainda não se apaixonou por Barcelona provavelmente vai se apaixonar agora. O Port Vell, nome do porto antigo da cidade, é uma região lindíssima. Passe um bom tempo por lá passeando pelos piers e observando os barquinhos. As fotos ficam incríveis!

Algumas das atrações que você vai encontrar nessa região são: o Aeri del Port, teleférico que liga Barceloneta ao Parque de Montjuic; o Aquàrium de Barcelona; o shopping center Maremagnum; além de esculturas e instalações artísticas localizadas nas praças e calçadões que formam todo o complexo.

Port Vell Barcelona

Prédio do Porto de Barcelona | Foto: Jon Jackson

 

Port Vell Barcelona

Port Vell | Foto: Diliff

 

Port Vell, Barcelona

Port Vell | Foto: Jordiferrer

 

 LEIA TAMBÉM: AMSTERDAM – GUIA COMPLETO SOBRE O QUE FAZER EM 3 DIAS

 

3. LA BARCELONETA

Continuando andando pelo calçadão, logo você vai atingir o bairro La Barceloneta, a região mais bonita de Barcelona! É lá onde turistas e locais se encontram na famosa Playa de Barceloneta, um pedaço do Mediterrâneo com uma atmosfera incrível!

Barceloneta Barcelona

Playa de Barceloneta | Foto: Juanedc

Se a sua ideia for deitar na areia e tomar sol é bom chegar cedo, pois a praia fica lotada. Lá existem vestiários e chuveiros, além de espriguiçadeiras e guarda-sóis para aluguel. Um parêtenses: é comum as mulheres ficarem de topless.

Playa de la Barceloneta Barcelona

Playa de la Barceloneta | Foto: Sergi Larripa

 

Playa de la Barceloneta Barcelona

 

Mesmo que essa não seja a sua ideia, recomendo que você tire os sapatos e passeie pela areia. A praia sempre fica cheia de pessoas jogando vôlei ou praticando windsurfe e kitesurfe. Ou você pode também fazer o percurso pelo Passeig Marítim, o calçadão beira mar repleto de pessoas andando de bicicleta, patins ou simplesmente correndo.

Barceloneta Barcelona

Passeig Marítim | Foto: Gorpol

 

Durante o seu percurso você vai ver o W Hotel, o monumento L’Estel ferit, a torre da antiga fábrica de gás e a escultura Peix d’Or.

W Hotel Barcelona

W Hotel | Foto: Joaqun Aranoa

 

L'Estel ferit Barcelona

L’Estel ferit | Foto: José María

 

Peix d'Or Barceloneta Barcelona

Peix d’Or | Foto: Nelson Correia

 

LEIA TAMBÉM: NOVA YORK – 10 DICAS PARA CURTIR O LADO B DA BIG APPLE

 

Esse momento também é ideal para você sentar para beber ou comer alguma coisa. Na orla existem vários restaurantes que servem paella e frutos do mar e os “chiringuitos”, bares da praia que servem sangria e outros drinks.

Barceloneta Barcelona

Restaurantes em Barceloneta | Foto: Sergi Larripa

 

 

3. PORT OLÍMPIC

Logo no extremo norte da Playa de la Barceloneta fica o Port Olímpic, uma região que você também não deve deixar de conhecer. Originalmente construído para sediar os Jogos Olímpicos de 1992, o local oferece boas opções de bares, boates e cassinos. Se a sua ideia é aproveitar a famosíssima noite de Barcelona, segue o nome de alguns nightclubs da redondeza: OpiumClub CatwalkShôko, Pacha e Ice Barcelona (bar de gelo).

Barcelona nightlife

Foto: divulgação

Barcelona nightlife

Foto: divulgação

Barcelona nightlife

Foto: divulgação

Barcelona nightlife

Foto: divulgação

 

E assim termina nosso segundo dia em Barcelona. Mais ainda há muito o que conhecer na cidade. Então não perca tempo e confira o post ROTEIRO 4 DIAS EM BARCELONA (3º DIA).

DEIXE SEU COMENTÁRIO