Camp Nou Barcelona
roteiro

Roteiro Barcelona: quando ir, o que fazer e quantos dias ficar (4º dia)

Chegamos enfim ao nosso último dia em Barcelona. Você já pode dizer que conhece bastante a cidade, mas uma visita a Barcelona não poderia ser completa sem passar pelo templo onde Messi, Neymar, Suarez e companhia dão seu espetáculo para uma torcida repleta de fanáticos por futebol. Estamos falando do Camp Nou, o estádio de Barcelona. Mas antes de irmos para lá, começaremos o dia visitando outro ponto turístico super conhecido e que também está relacionado com o esporte: o Parc de Montjuic. Vamos aos trabalhos!

1. PARC DE MONTJUIC

O Parc de Montjuic é o maior parque de Barcelona e oferece uma série de atrações super interessantes, como o Museu Nacional d’Art de Catalunya, a Fundació Juan Miró, o Castell de Montjuic, a Font Mágica, o Jardí Botànic e o Estadi Olimpic.

O lugar é na verdade uma montanha e, por isso, possui uma vista privilegiadíssima de toda Barcelona. A área passou por reformas duas vezes: a primeira para ser sede da Exposição Mundial de 1929 e a segunda quando foi o principal centro de acontecimentos das Olimpíadas de 1992, que consagraram Barcelona como um dos principais destinos turísticos do mundo.

Para chegar lá você deve pegar o metrô até a estaçao Paral·lel, linhas 2 (roxa) e 3 (verde), e fazer uma baldeação para o funicular de Montjuïc. Ao lado da estação superior do funicular, você pode pegar o Telefèric de Montjuïc, que sobe até o castelo.

As principais atrações do parque são:

O Castell de Montjuic, uma fortaleza que fica no topo da montanha e abriga exposições sobre o local. De lá dá para ter uma vista panorâmica de Barcelona.

Castell de Montjuic Barcelona

Castell de Montjuic | Foto: Jordi Domènech

Mirador de l’Alcalde, um mirante localizado a 5min de descida a pé do castelo

Mirador de l'Alcalde Barcelona

Mirador de l’Alcalde | Foto: Jordiferrer

Logo ao lado do mirante você vai ver o Monument a la Sardana, uma homenagem à dança mais tradicional de Barcelona.

Monument a la Sardana Barcelona

Monument a la Sardana | Foto: Isiwal

Descendo mais um pouco pela estrada você vai chegar ao Mirador del Poble Sec, mais um mirante com vista para Barcelona. Ali perto fica o restaurante Miramar, que tem um deck também com uma vista magnífica, dessa vez para o porto e para o teleférico.

Continuando pela Avenida Miramar há uma pequena subida até chegar na Piscina Municipal de Montjuic. Lá foram realizadas as provas de natação e saltos ornamentais nas Olimpíadas de 1992. As fotos dos atletas executando seus saltos com a cidade de Barcelona ao fundo são históricas!

Montjuic Barcelona

Piscina Municipal | Foto: barcelonatips.nl

 

Montjuic Barcelona

Atleta executando seu salto durante as Olimpíadas de 1992 | Foto: theculturist.com

Continuando o caminho, o próximo ponto é a Fundació Joan Miró, que fica em um ousado edifício moderno e reúne um acervo de pinturas, esculturas e tapeçarias do artista catalão João Miró. Para mais informações acesse o site www.fmirobcn.org.

Fundació Joan Miro Barcelona

Fundació Joan Miro | Foto: Kippelboy

 

Fundacion Joao Miró Barcelona

Fundacion Joao Miró | Foto: jaime.silva

 

Um pouco mais à frente, do lado esquerdo da avenida, fica o Museu Olímpic i de l’Esport. Caso queira visitá-lo, acesse o site com todas as informações necessárias: www.museuolimpicbcn.cat

Mais à frente fica o Passeig de la Fama, calçada da fama com as pisadas de grandes esportistas do mundo, e o Estadi Olímpic Lluís Companys, onde foi acesa a pira olímpica dos jogos de 1992.

Estadi Olímpic Lluís Companys Barcelona

Estadi Olímpic Lluís Companys em 2010 | Foto: Sprok

Saindo do estádio, à sua direita, fica a Anella Olímpica, que reúne várias instalações esportivas e de lazer.

Anella Olimpica Barcelona

Anella Olimpica | Foto: German Ramos

Atravessando a avenida fica o Palau Nacional, sede do MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya). Para visitar o museu cheque as informações no site museunacional.cat

Museu Nacional d'Art de Catalunya Barcelona

Museu Nacional d’Art de Catalunya | Foto: Robin Schuil

 

Descendo pelas escadas você vai se deparar com a Font Màgica, que no anoitecer dá um show de música, luzes e acrobacias aquáticas.

Font Màgica Barcelona

Font Màgica | Foto: Maria Rosa Ferre

 

2. CAMP NOU

Camp Nou é o estádio do FC Barcelona e uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade. A visita já vale a pena pelo fato de o Barcelona ser um dos maiores e mais vitoriosos times do mundo. Mas aí se soma o fato de os catalães serem simplesmente fissurados pelo clube! Eu super recomendo que você faça o que eu fiz: quando marcar sua viagem para Barcelona, já entre no www.fcbarcelona.com e cheque se há algum jogo marcado para aqueles dias. Eu fui em uma partida contra o Real Sociedad e paguei €41 por um dos piores lugares na arquibancada, hehe! É que eu estava viajando há muito tempo e por muitos países, então não podia esbanjar. Mas valeu muuuuuito a pena!

Camp Nou Barcelona Camp Nou Barcelona

Camp Nou Barcelona Camp Nou Barcelona

 

Caso não haja nenhum jogo, você pode ir na Camp Nou Experience, que é a visita às instalações do estádio. O tour passa por um museu com os troféus e detalhes da história do clube, segue para os vestiários, o gramado, as arquibancadas, as cabines e a sala de imprensa. E há também a zona multimídia, que é uma parte com mesas e painéis multimídia.

Essa visitação fica aberta todos os dias do ano, exceto dia 25 de dezembro e 1 de janeiro. O horário de funcionamento sofre constantes alterações e pode ser conferido nesse link. O valor do ingresso é €23.

Camp Nou Experience Barcelona

Camp Nou Experience | Foto: Maria Rosa Ferre

 

Camp Nou Experience Barcelona

Camp Nou Experience | Foto: Tab59

 

E assim termina a nossa visita à Barcelona. Espero que você tenha se apaixonado pela cidade e assim como eu também queira voltar. Um abraço!

DEIXE SEU COMENTÁRIO