berlin-1190067_960_720
roteiro

Berlim em 4 dias: o que fazer na capital da Alemanha (4º dia)

É uma pena, mas chegamos ao nosso último dia em Berlim. A capital da Alemanha é realmente grande e repleta de atrações, portanto eu sugiro que você planeje no mínimo 3 dias para lá. Hoje o roteiro é mais curto e ficaremos restritos a uma pequena área na porção sudeste do Mitte. As atrações que iremos visitar são:

  • Ilha dos Museus
  • Mercado de Arte no Zeughaus
  • Catedral de Berlim
  • Monbijoupark

 

Ilha dos Museus (Museumsinsel)

Ilha dos Museus fica no meio do rio Spree e tem esse nome por abrigar alguns dos mais renomados museus do mundo. A região foi inclusive declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999. No total são cinco museus, o que realmente fica pesado para fazer em um dia só, já que são acervos bem grandes. Eu recomendo que você visite no máximo dois. Nesse caso é vantajoso comprar o Área Ticket (Bereichskarteum), um bilhete que dá acesso a todos os museus, mas que é válido só para um dia. Dá para comprá-lo online nesse link. Todos os museus ficam aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção das quintas-feiras, quando fica aberto até um pouco mais tarde, às 20h. O valor médio de entrada é €12.

Vão aqui algumas informações sobre cada um dos museus:

Museu Pergamon (Pergamonmuseum): é o mais famoso e mais visitado museu de Berlim. Se divide em três partes: a primeira é dedicada à coleção de arte da antiguidade clássica, onde se destacam Altar de Pérgamo e as Portas do Mercado de Mileto; a segunda é chamada de Museu do Antigo Oriente Próximo, que tem como destaque a Porta de Ishtar e uma coleção de arte islâmica, com diversos objetos vindos da Antiga Babilónia e da Antiga Suméria; e a terceira é chamada de Museu de Arte Islâmica, com destaque para a Fachada de Mshatta.

Museu Antigo (Altes Museum): é o maior e mais importante museu do mundo no campo da arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria.

Museu Novo (Neues Museum): abriga coleções sobre a Pré-História, História Recente e Egito Antigo. Lá está exibido o busto da rainha egípcia Nefertiti.

Galeria Nacional Antiga (Alte Nationalgalerie): é um prédio belíssimo, que parece um templo antigo. Possui uma rica coleção de pinturas e esculturas européias do século XIX.

Museu Bode (Bode-Museum): Abriga uma coleção de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas.

11760300_926580130734707_84729556998645811_n 64385_926580144068039_559759638642407441_n

Museu Bode o que fazer em Berlim

Museu Bode | Foto: CruiseTommy

 

 

LEIA TAMBÉM: LONDRES EM 4 DIAS – O QUE FAZER NA CAPITAL BRITÂNICA

 

Mercado de Arte no Zeughaus (Berliner Kunstmarkt)

Saindo da Ilha dos Museus para o lado sul de Berlim existe um museu militar chamado Zeughaus. De fora dele há um mercado de arte chamado Berliner Kunstmarkt. Ele só é montado nos finais de semana, das 11h às 17h. Se isso não se encaixar com seu quarto dia em Berlim dê um jeito de ir lá. Ele é super tradicional e tem boa reputação entre turistas e locais – especialmente para livros. Lá é possível encontrar quadros, cartões postais, souvenirs, artigos relacionados a guerras e vários badulaques excelentes para dar de presente. Sem se falar que qualquer mercado de arte sempre tem uma atmosfera gostosa, né? Vão aí algumas fotos:

Kunstmarkt o que fazer em Berlim em 4 diasKunstmarkt o que fazer em Berlim em 4 diasKunstmarkt o que fazer em Berlim em 4 diasKunstmarkt o que fazer em Berlim em 4 diasKunstmarkt o que fazer em Berlim em 4 dias

 

Catedral de Berlim (Berliner Dom)

Também na Ilha dos Museus fica a imponente Berliner Dom, ou Catedral de Berlim. Ela é a maior e mais importante igreja protestante da cidade e abriga o maior órgão de tubos da Alemanha. Para os turistas mais dispostos, há a possibilidade de subir 270 degraus até a cúpula da igreja, de onde se tem uma vista magnífica. A catedral fica aberta à visitação de segunda a sábado, das 09h às 20h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. Nos meses de outubro a março, o horário de fechamento é as 19h. O valor de entrada é €7.

Berliner Dom Berliner Dom

 

 

LEIA TAMBÉM: ATRAVESSANDO O SAARA – UM TOUR DE 3 DIAS DE MARRAKECH A FEZ, NO MARROCOS

 

 

Parque Monbijou (Monbijoupark)

Para finalizar sua experiência em Berlim, sugiro que você tire os sapatos e deite nos gramados do Monbijoupark para relaxar. Essa pequena área verde no coração de Berlim atrai muitos locais no verão, que ficam lá tomando sol, bebendo cerveja e algumas vezes até fazendo um churrasco ao ar livre. Eu sempre recomendo que todo mundo vá a Berlim no verão por que amei ver como os alemães simplesmente improvisam uma praia em qualquer espaço livre na beira do rio. Particularmente eu acho que isso é o que mais encanta em uma viagem: ver como as pessoas que moram ali vivem.

Monbijoupark Monbijoupark

Essas foram as nossas dicas para 4 dias em Berlim. Se você tem alguma dúvida ou dica para deixar esse roteiro mais divertido, escreva um comentário para a gente. Um abraço!

DEIXE SEU COMENTÁRIO