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O que vai mudar no turismo após o COVID-19?

Antes de entrarmos no ano de 2020, ele já estava sendo ansiosamente esperado pelos viajantes de plantão e pelo setor do turismo.
Seria o ano, em que a maioria dos feriados cairiam em dias que daria a possibilidade de emendar e que poderíamos viajar bastante.
Mas aconteceu algo que ninguém no mundo esperaria acontecer, a pandemia do COVID – 19. O que vai mudar no turismo após o COVID-19?
Fomos todos pegos de surpresa. Todos os setores e áreas. E o setor do turismo, foi um dos mais afetados, com toda certeza.

Só sei que nada sei! Essa é uma das lições que a pandemia nos trouxe, que não temos controle de nada. Portanto fica aqui, a minha opinião, que pode ser mudada também, de acordo com a mudança dos acontecimentos.

Afetado no momento e tendo que se reestruturar de todas as maneiras (afinal, ser pego de surpresa, assusta), para o agora e para o futuro, o turismo jamais será o mesmo depois de tudo isso que está acontecendo, e cabe ao setor, se atualizar, preparar e se informar, para voltar mais forte do que nunca e com aprendizados que ficarão para sempre.

Ressalto que esse post, é baseado na minha opinião, sobre o que eu acho, portanto, não tome como uma verdade.

Sinta-se à vontade para questionar e trocar ideias comigo.

PERFIL DO VIAJANTE
Na minha opinião, tudo quanto é mudança, no início assusta, nos tira da zona de conforto, mas ela vem também, para nos agregar e contribuir para a nossa evolução.
Acredito que as mudanças que serão feitas no turismo, nos trarão muitos benefícios , começando pelo perfil dos viajantes.
Penso que eles primeiramente , terão mais insegurança e receio ao viajar, e por conta disso irão se informar mais, tanto do destino, quanto das atitudes, que os estabelecimentos estão tomando para se prevenirem e consequentemente os seus clientes .
Informação é tudo! Nunca é demais e ela estando presente só tem a agregar.
Consequentemente , será um perfil mais exigente e exigirá dos fornecedores mudanças .

OS PRESTADORES DE SERVIÇOS IRÃO SE ATUALIZAR
Em consequência da mudança acima e também da segurança e saúde de todos , os estabelecimentos começarão a adotar medidas específicas quanto a isso.
Os estabelecimentos que eu digo são : Hotéis, pousadas , resorts , casas de aluguel, companhia aérea , trem , locadoras de carros, seguradoras , cruzeiros etc
Se antes , a preocupação era com a estrutura para cuidar de qualquer problema, a preocupação agora, será em evitar que esse problema aconteça, será na prevenção.
Inclusive , aqui no Brasil, o Ministério do Turismo, já criou um selo que vai reconhecer estabelecimentos do setor, que seguem boas práticas de biossegurança contra o novo Coronavírus.

O selo “Turista Protegido”, é a primeira etapa do programa, que criará protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos segmentos do setor.

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VALORIZAÇÃO DO AGENTE DE VIAGEM
Estamos vendo diversos casos de pessoas que estão sem ter um retorno quanto ao cancelamento da sua viagem , por não conseguirem uma resposta dos sites onde compraram o seu serviço.
Sempre falo, você está comprando uma viagem e não uma roupa, que se não servir você pede para trocar.
Você está investindo o seu dinheiro em um sonho, em uma oportunidade , na sua lua de mel , no seu intercâmbio , no seu momento especial! Portanto é de extrema importância ter um suporte para te auxiliar em caso de qualquer imprevisto.
Assim como outras profissões estão sendo valorizadas, valorize o seu agente de viagem ! Ele é importante para a elaboração do seu roteiro, para o suporte durante a sua viagem e também no pós venda.

OS DESTINOS ESTÃO VOLTANDO A SER O QUE ERAM ANTES
Quantas notícias legais estamos tendo, com a resposta que a natureza está nos dando em meio a tudo isso. O Himalaia está visível pela primeira vez em 30 anos, alguns animais estão voltando às ruas de cidades pelo mundo, enquanto nós, estamos escondidos em casa, os canais de Veneza estão limpos pela primeira vez em anos, a Baía de Guanabara também está com as suas águas claras e por aí vai. O mundo está voltando para o seu estado natural e além do ponto de vista turístico, é importante também, analisarmos e despertarmos para o nosso papel. Sempre soubemos que a mudança está em cada um de nós, mas ao presenciar todos esses acontecimentos, não tem maneira mais clara de despertar e entender que é isso! Que somos nós a mudança e que temos que acordar e viver de uma maneira mais consciente e com mais empatia e amor.

Os destinos estão voltando a ter a essência que sempre tiveram e que acabaram sendo mudados, por conta das enormes aglomerações de turistas em busca da foto perfeita e do story com maior visibilidade.
Não que isso seja o problema, mas estávamos deixando de curtir a essência e o que realmente é, para nos focarmos no vazio de uma foto com filtro e várias curtidas .
E talvez , nem gostávamos tanto assim dos lugares , porque era tudo tão supérfluo e tão raso , que voltávamos meio decepcionados.
Espero sinceramente que essa mudança realmente aconteça .
Nós e o mundo, agradecemos.

MAIOR CONTROLE DOS ESTABELECIMENTOS QUANTO ÁS AGLOMERAÇÕES
Penso eu, que os estabelecimento se atentarão para as aglomerações e tentarão evitá-las.
Torço para que os museus, pontos turísticos como Torre Eiffel, Garganta do Diabo em Foz do Iguaçu , Muralhas da China , Museu de Anne Frank e etc, comecem a restringir a entrada do número de pessoas e que as visitas possam ser agendadas em dias e horários específicos.
Vai dar mais trabalho, porém o benefício será impagável.

MUDANÇA NA POLÍTICA DAS COMPANHIAS AÉREAS

As companhias aéreas precisam remodelar toda a sua política e forma com que está trabalhando a alguns anos.

Até então, suas políticas eram todas inflexíveis e inegociáveis. Para qualquer caso era aplicada uma multa. Se você digitou uma letra errada no seu nome, no bilhete, tinha que pagar multa para alterar, se quisesse um upgrade da classe econômica para a executiva, você também pagava multa (isso é absurdo demais pra mim), se quiser marcar o seu assento, você tem que pagar, se quiser remarcar o seu bilhete com 11 meses de antecedência, você paga multa, enfim, como todos sabem, é bem complicada a nossa relação com empresas, que não veem os dois lados.

Já tenho visto muitas delas, flexibilizando prazos e remarcações, e sinceramente, desejo que continue assim mesmo depois de tudo isso passar.As empresas precisam ser mais humanas, entender o lado do consumidor e ser mais flexíveis, da mesma forma que o passageiro, precisa interpretar isso de maneira realista e não agir de má fé.

VIAGENS DE EXPERIÊNCIAS
Também estou na torcida para que aquela viagem focada em comprar comprar e comprar , excesso de bagagem e etc, seja trocada pela viagem de experiência.
Que as pessoas possam ter mais presença e que deem mais valor ao presente e possa ver, que o mundo vai muito além do material.
Que possamos dar mais valor, ao doce da barraquinha da tiazinha, do que ao donuts daquela marca famosa.
Não desmerecendo as grandes marcas, de forma alguma, mas que possamos valorizar mais a cultural local da região em que iremos visitar e que possamos interagir mais com a comunidade e de maneira simples.
Que façamos mais cursos de gastronomia local em Bangkok, ao invés de subir no skybar famosinho que passou no filme.
Que possamos fazer um pic nic em um dos inúmeros parques de Londres, ao invés de passar uma tarde toda comprando na Harrods.
Que possamos investir mais em nós mesmos, para que assim cresçamos todos juntos.

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