Deserto do Atacama

O que fazer em 4 dias no Atacama

A ideia desse post é compartilhar com vocês o day by day da minha viagem da forma mais detalhada possível , para tentar passar todas as experiências que eu tive.

Aqui vai a primeira parte que é a do Atacama e caso você vá fazer a travessia até a Bolívia, basta clicar aqui para ler o day by day da segunda parte.

No Atacama eu fiquei 5 dias e 4 noites, mas na verdade só aproveitei mesmo 4 dias inteiros, pois meu voo era noturno e já cheguei tarde da noite em San Pedro.

Fui em fevereiro e como não sei se você já sabe, vou fazer aqui uma breve explicação e dar uma boa dica para quem quer ir de dezembro a março. Esse período é considerado inverno boliviano ou altiplânico, que é quando ocorre o período de chuvas na Cordilheira dos Andes, devido a umidade trazida pela floresta Amazônica. Mas pera aí, o Atacama é o deserto mais seco do mundo e não existe chuva por lá! Ok, essa frase pode até ser bastante conhecida, mas existe uma semaninha no ano que chove sim por lá e principalmente na região de San Pedro e normalmente essa semaninha é dentro destes meses que citei acima e se você tem outra época para ir eu aconselharia, pois a região não está preparada para chuva e muitos dos passeios não saem por conta disso e você acaba ficando preso no quarto do hotel.

Deserto do Atacama

Como sou muito sortuda e abençoada, consegui fazer todos os passeios, mas conversei com muitas pessoas que perderam até 2 dias da viagem porque a agência em que compraram os passeios não arriscou sair. Acredito também que consegui fazer todos porque fechei com a Grado 10, que é a única agência do Atacama que possui um caminhão no transporte dos seus passeios e por conta disso não era qualquer buraco que nos impedia de passar.

Então vamos lá!

24/2 – 1º Dia

Peguei um voo noturno e a minha chegada na pousada foi por volta de 1h da manhã. 

Assim que você chega no aeroporto de Calama, várias empresas de transfers te abordam para fechar o transfer in/out até San Pedro do Atacama e o melhor valor encontrado foi de CLP 40.000 para os dois trechos e por pessoa. Havia lido muito sobre a Lincancabur mas acabei fechando com a Turistour que me atendeu muito bem. Você precisa ligar próximo a data do retorno para combinar o horário e onde o transfer irá te pegar.

O tempo de Calama para San Pedro é de aproximadamente 1 hora.

25/2 – 2º Dia

A parte da manhã foi destinada para fechar os passeios e conhecer a tão acolhedora San Pedro.

Quando digo fechar passeios eu quero dizer que pesquisamos mesmo. Fomos em várias agências e comparamos bastante. A Grado 10 chamou a nossa atenção pelo atendimento que foi excelente , pela estrutura e pelo preço, mas infelizmente ela não fazia Piedras Rojas, então fechamos 3 dias de passeios com eles e deixamos um em aberto.

Grado 10 Atacama

O almoço foi no restaurante Pica do Índio que está muito bem avaliado e que falo mais no post sobre Restaurantes em San Pedro do Atacama.

O primeiro passeio foi para a Laguna Cejar. O ponto de encontro foi na própria Grado 10 as 16h.

Dias do Tour: Segunda-feira, Quinta-feira e Sábado.

Horário: Saída 16:00 horas desde o escritório da Turismo Grado 10, retorno 20:30 horas.
Nota: Tempos aproximados. Devem ser confirmados antes o passeio em San Pedro de Atacama.

Altura: 2.500 m.a.n.m.

Distância: 90 km ida e volta.

Lugares de Interesse:

  • Laguna Cejar (Lagoa Cejar) – Tour de banho
  • Ojos del Salar (Olhos do Salar)
  • Lagoa Tebenquiche

Inclui:

  • Um coquetel mágico ao pôr do sol, com Pisco Sour, suco, amendoim, azeitonas e batatas fritas e bolinhos com creme de queijo, soja e gergelim.
  • Guia (Português / Inglês / Espanhol).

Recomendações:

  • Levar jaqueta, protetor solar, roupa de banho, toalha e 1 litro de água mineral p/p.
  • Nota: Na lagoa não está permitido o uso de bloqueador solar nem de chinelos ou sandálias.

Valor 2017 US$: 50,00

Valor 2017 CLP: 30.000

Valor do Tour não inclui entrada a Lagoa Cejar CLP 15.000 + Lagoa Tebenquiche: CLP 2.000 – Total: CLP 17.000

NOTA: Em caso de chuva, o percurso deste passeio será modificado, visitando Lagunas Escondidas / Lagoas Escondidas.

Esse passeio não foi um dos mais belos, mas um dos mais divertidos, pois a capacidade de ficar boiando na Laguna é demais!

Retornarmos as 20h para San Pedro pois não realizamos todos os passeios por conta da chuva. Fomos ao Lola com os brasileiros do passeio que são gente boa demais! O Lola é bar muito animado com karaokê e que conto mais no post Restaurantes em San Pedro do Atacama .

26/2 – 3º Dia

O plano era acordar, alugar uma bike e ir até Pukara de Quitor que fica a 3km de distância de San Pedro , mas por conta da chuva (Sim, de novo ela nos atrapalhou, mas nada que nos mandasse de volta para o Hotel) o caminho até lá estava interditado, então fomos desbravar a cidade quase todinha a pé e terminamos a nossa manhã no mercado de artesanato.

O almoço foi no Adobe (Leia mais no post Restaurantes em San Pedro do Atacama).

As 16h partimos para o tour Vale De la Luna e De La Muerte. 

Dias do Tour: Terça-feira, Quarta-feira, Sexta-feira e Domingo.

Horário: Saída 16:00 horas desde o escritório da Turismo Grado 10, retorno 20:30 horas.
Nota: Tempos aproximados. Devem ser confirmados antes o passeio em San Pedro de Atacama.

Altura: 2.500 m.a.n.m.

Distância: 50 km ida e volta.

Lugares de Interesse:

  • Piedra del Coyote (Pedra o Coiote)
  • Cavernas de sal
  • Cordillera de la Sal (Cordilheira da Sal)
  • Duna Mayor (Duna superior)
  • Pôr do sol

Inclui:

  • Guia (Português / Inglês / Espanhol).

Recomendações:

  • Levar jaqueta quebra-vento ou jaqueta leve, calça curta, sapatos fechados, protetor solar e 1 litro de água mineral p/p.

Valor 2017 US$: 35,00

Valor 2017 CLP: 20.000

Valor do Tour não inclui entradas: Adultos estrangeiros e chilenos $ 3.000 – Estudantes $ 2.500 – Crianças menores de 12 anos e adultos maiores de 65 anos $ 1.500.

A coisa mais importante para falar desse passeio é: foi o pôr do sol mais lindo de toda a minha vida! A sensação de estar lá de cima, no meio do nada, com uma vista deslumbrante do deserto abaixo de você é indescritível, não esperava muito desse passeio pois eu sempre tenho um certo preconceito daqueles passeios e lugares que todos vão, então acredito que por conta dessa baixa expectativa eu acabei ficando bastante surpresa, positivamente.

27/2 – 4º Dia

Como falei lá em cima, um dos passeios que eu mais tinha vontade de fazer era o de Piedras Rojas e como a Grado 10 não faz, eles me indicaram a Extreme, uma agência de um holandês logo em frente.

As 7 da manhã saímos do hotel. Nosso guia Cesar foi perfeito com a quantidade de informações e simpatia. 

A primeira parada foi no mirante Águas Calientes, vimos vicunhas e flamingos no Salar de Talar e em seguida fomos até a Laguna Tuyajto , uma das mais belas vistas. A lagoa tem uma lâmina de poucos centímetros de água e é um dos visuais mais deslumbrantes da viagem e um frio gigante também.

   Seguimos para tão esperada Piedras Rojas, que mesmo depois da    Laguna Tuyajto conseguiu me surpreender. Apesar de não conseguir sorrir direito por conta do forte vento e dos dentes sensíveis (combinação nada perfeita) eu me senti muito bem naquele local. Um visual fantástico com o Vulcão Miniques ao fundo, uma paz deliciosa e um visual que vocês podem ver um pouquinho nas fotos abaixo.

De lá fomos almoçar em um local que não é muito aconchegante, mas a comida estava uma delícia! Daquelas bem caseiras e temperadas.

Logo no início do passeio o primeiro lugar a ser visitado era a Laguna Chaxa, mas estava fechada e por isso retornamos as 16h, mas não indico muito fazer no final , depois de conhecer tantos lugares maravilhosos, pois nessa Laguna só é interessante para ver os flamingos, fora isso não tem muita coisa. A entrada é de CLP 2.500.

Atacama

Depois disso passamos no vilarejo de Tocomao, com 700 habitantes para uma visita à igreja, compra de artesanatos e uma volta na praça.

28/2 – 5º Dia

Dia de madrugar! Dia do passeio Geyser Del Tatio! Dia do maior frio do Atacama!

É isso aí, o caminhão da Grado 10 já estava nos esperando às 5:15h para seguirmos em direção ao Geyser e para a minha alegria tinha uma coberta dentro do caminhão, ou seja, você pode ir dormindo bem quentinho na viagem toda.

Atacama

Café da manhã no Geiser feito pela Grado 10.

É um passeio bem diferente, para aqueles que realmente tem interesse nesse espetáculo da natureza, por conta disso, alguns dizem que esperavam mais, mas para quem já vai sabendo o que vai encontrar acaba se impressionando com a maior área geotérmica da América Latina.

Não deixem de ir bastante agasalhados para que isso não possa atrapalhar o seu passeio e para aqueles que gostam de se envolver em tudo, levem roupa de banho também para entrar nas águas termais. Eu não tive coragem nem de tirar o cobertor das costas, que dirá colocar um biquíni e dar um tchibum. Muitos disseram que a água não estava tão quente assim, mas mesmo assim leve.

No retorno passamos no Povoado de Machuca onde 17 pessoas vivem e onde é possível comer um espetinho de lhama. Além disso paramos no Caminho A Geiser Del Tatio que é lindíssimo e vale a vista para tirar inúmeras fotos.

Dias do Tour: Terça-feira, Quarta-feira, Sexta-feira e Domingo.

Horário: Saída dos hotéis entre 5:00 e 5:30 AM (depende da pontualidade dos passageiros). Retorno 13:30 horas.
Nota: Tempos aproximados. Devem ser confirmados antes o passeio em San Pedro de Atacama.

Altura: 4.321 m.a.n.m.

Temperatura: -10°C mín. aprox.

Distância: 200 km ida e volta.

Lugares de Interesse:

  • Campo Geotérmico
  • Piscina termal em Campo Geotérmico
  • Povoado de Machuca
  • Bofedales / Observação Flamingos
  • Cactos gigantes em Guatin
  • Observação da flora e fauna

Inclui:

  • Café da manhã em el Tatio. Graças ao equipamento de Safari ônibus nossos guias preparan no deserto as melhores panquecas com doce de leite e sanduíches grelhados de presunto e queijo. Além disso, você pode compartilhar um chá ou café quente agradável, leite, suco, pão de ló e biscoitos, servidos em uma atmosfera amigável.
  • Guia (Português / Inglês / Espanhol).

Recomendações:

  • Levar jaqueta, calça comprida, sapatos fechados, luvas, protetor solar, roupa de banho, toalha e 1 litro de água mineral p/p.

Valor 2017 US$: 75,00

Valor 2017 CLP: 45.000

Valor do Tour não inclui entradas: A administração dos Geysers del Tatio, em nome das comunidades indígenas Caspana e Toconce, definiu preços dos bilhetes de entrada da seguinte forma: Estrangeiros CLP 10.000 – Chilenos CLP 7.000.

A tarde foi para arrumar a mala para a Bolívia no dia seguinte, fazer umas comprinhas e a noite fomos nos despedir do Atacama bebendo uma cerveja no Chelacabur e jantando no Blanco Restaurante.

Uma curiosidade! Há 70 vulcões na região, mas somente quatro estão ativos. O Lincancabur teve a sua última erupção há 1.000 anos atrás e possui 800m de profundidade.

Existem vários outros passeios para fazer e eu acredito que o ideal seria ficar uns 7 dias em San Pedro, para poder curtir tudo com bastante tempo e fazer a maioria dos passeios, mas como eu queria fazer a travessia para a Bolívia também, optei pelos passeios que tinha mais interesse e que deu para fazer na época que eu fui, lembrando que foi época de “chuva” e que nem tudo foi possível de fazer.

Mas me encantei com o clima de San Pedro, um clima despojado, natural, onde todos são amigos e estão na mesma vibe, um clima de simplicidade onde não entra salto e nem maquiagem e localizada em uma região abençoada por Deus.

DEIXE SEU COMENTÁRIO