host family home stay intercâmbio
Dicas

Intercâmbio: o que você precisa saber sobre host family

Dizem que o intercâmbio é uma grande experiência para a sua vida, que você amadurece bastante, aprende a dar valor a sua cultura e a conhecer e respeitar as outras e blá blá blá. É verdade! Você volta outra pessoa e dependendo do seu objetivo volta fera na língua nova. Mas muito além da escolha do pa​í​s, da cidade e da escola, você vai precisar se preocupar com o tipo de acomodação que vai escolher e isso é importante. Visualize o seu perfil e tente se imaginar nas diversas opções que as agências oferecem.

Bom, eu e uma amiga resolvemos tirar um mês de férias e fazer um interc​â​mbio em Londres. A acomodação escolhida foi a host family, também conhecida como casa de família ou home stay. Optei por ela porque era a opção mais econômica e com café da manhã. E também porque acredito que conviver com uma família local ​e totalmente diferente da sua vale super a pena de alguma maneira.

Mas aí entra uma grande dica de uma consultora de viagens: lembre-se que essa tramitação entre a família e a escola é puramente comercial. A família escolhida recebe por isso e vai fazer de tudo para que a sua estadia seja perfeita, assim como qualquer hotel ​3​ estrelas faria. Mas não vá esperando que eles irão te levar no ponto de ônibus no primeiro dia de aula, que eles irão te esperar para conversar e saber como foi o seu dia, que farão um jantar para te agradar etc​. NA NA NI NA NÃO, o dever deles é fazer muito bem simplesmente o que foi pago – e o que vier é lucro! Claro que existem muitas exceções e que vocês podem cair em uma casa com um casal de velhinhos no Canad​á​ que irão te tratar como um netinho, poderão cair na casa de uma mulher solteira e paz&amor em Miami que te ensinará todas as técnicas do budismo e por aí vai. Mas é sempre bom ir com essa ideia do “acordo comercial” na cabeça.

LEIA TAMBÉM: 8 DICAS PARA ORGANIZAR A SUA 1ª VIAGEM INTERNACIONAL

Já tinha essa ideia na minha e por isso não me decepcionei. O perfil da família que fui morar era o seguinte: uma mãe médica e uma filha um pouco mais nova que eu, e que estava cursando Medicina. Ok, legal! O que eu fiz? Adicionei a menina no Facebook. O que ela fez? Não me aceitou até hoje. Ok, ela devia estar ocupada, afinal era estudante de Medicina e não devia ter tempo para essas coisas. Então pedi para a minha avó para bordar duas toalhinhas (ela é demais!) lindas com os nomes delas e levei como presente. Segue uma dica: é muito educado da sua parte levar uma lembrança do seu país para o anfitrião. Chegando em Londres quem recepcionou eu e minha amiga foi uma colega da família, pois mãe e filha não se encontravam. Ela foi super atenciosa e nos apresentou a casa toda e nos passou algumas regras: 1 banho por dia somente e a noite ou a tarde, pode usar a cozinha a hora que quiser e aqui está a sua chave. Perfect! Fui ver a dona da casa (Cecília) uns três dias depois e a filha dela apenas uma vez. Esta eu nem conversei (ainda bem que ela não me aceitou no Facebook mesmo). Cecília foi super cordial e ponto. As toalhinhas? Parece que gostou, pois falou “thank you” e nada além disso. Mas nada tenho a reclamar. Fui bem tratada, fiquei em uma casa com uma estrutura muito boa, bem localizada e ponto. Acho que é isso que importa, por isso vale a dica de nunca esperar muito das pessoas, pois pode ser que a gente quebre a cara.​

5 dicas básicas para te ajudar no planejamento do seu intercâmbio:

  1. Leve um presente como forma de cordialidade para os anfitriões, eles adoram!
  2. Ouça todas as regras da casa e siga-as rigorosamente.
  3. Entenda que a sua estadia é um acordo comercial entre a família e a escola.
  4. Sua família verdadeira é a de sangue e que está aqui te esperando, portanto não espere o mesmo da sua homestay.
  5. Você só pode trocar de casa se houver um motivo mais do que justo para que a escola permita essa mudança. Portanto antes de fechar a venda informe todos os detalhes à Agência de Viagens. Ex: alergias, restrições à presença de animais, bêbes e etc.

Segue aqui algumas fotos da casa em que me hospedei:

 

E você? Está planejando um intercâmbio e está em dúvida de que tipo de acomodação escolher? Então deixa um comentário e divida a sua história com a gente. Beijos

2 COMENTÁRIOS