4AMIGASEUMINSTAVIAJANTE
Entrevista

Entrevista: fique por dentro das histórias e do sucesso do Instagram @4amigaseuminstaviajante

Bia, Amandinha, Lu e Mari são quatro amigas que fizeram a sua paixão por viagens se tornar um sucesso na Internet. Elas criaram um perfil no Instagram chamado 4 Amigas e um Insta Viajante (segue lá: @4amigaseuminstaviajante). E é lá onde elas dão dicas de viagem e contam um pouco sobre sua rotina, o que já atraiu quase 12mil seguidores. As meninas realmente são do mundo. Já viajaram e já moraram em diversos países e cada uma tem muita história pra contar. Com estilos diferentes, tem a que curte visitar lugares exóticos, como Israel e Tunísia, mas tem também a que não sai do eixo NY-Paris. Tem a que já experimentou carne de tartaruga e outra que devorou um porquinho da índia (!). E, para não fugir do sonho que 10 entre 10 garotas alimenta, tem também a que foi pedida em namoro aos pés da Torre Eiffel. Mas não suspire de inveja, porque a doida disse “não”. Quer conhecer essa e muitas outras histórias? Então confira esse delicioso bate-papo que tivemos com as quatro amigas desse tal de insta viajante.

 

Quando e por que surgiu a ideia do @4amigaseuminstaviajante?

Bia: Tive a ideia de postar minhas viagens por diversão. Muitos amigos sempre me pediam dicas dos lugares que conheço. Porém não tenho tempo livre e nem experiências suficientes para postar todos os dias e deixar o Instagram atrativo. Foi aí que escolhi três amigas muito especiais e que dividem comigo esta paixão por viajar, para que me acompanhassem nesta jornada! E foi perfeito! Nossas dicas se completam e nos aproximamos mais a cada dia!
@4amigaseuminstaviajante

Bia mergulhando na Praia do Sancho, em Fernando de Noronha

 

 

A que vocês atribuem o sucesso do @4amigaseuminstaviajante e dos perfis de Instagram dedicados a viagem de um modo geral?

Bia: Sucesso? Ah quem dera!!! Hahaha. Mas sério, acho que estamos consolidando um público legal devido à naturalidade da forma como escrevemos e como nos divertimos a cada post. Eles nos trazem lembranças que muitas vezes estavam esquecidas. E quando lemos as postagens umas das outras, ficamos loucas para seguir as dicas! Então são boas, né? :) Acho que o mesmo acontece com todos os perfis, é muito bom falar do que se ama!

@4amigaseuminstaviajante

Amandinha na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro

 

Onde cada uma vive atualmente? E o que faz?

Bia: A Lu é funcionária pública e mora no Rio. A Amandinha está passando uma temporada de três meses em Amsterdam e também é do Rio. Ela é nutricionista. A Mari é meio nômade rsrsrs, neste momento está morando em Brasília e também é funcionária pública. Eu moro no Rio e sou mineira da pequena cidade de Argirita, na Zona da Mata. Sou advogada.
@4amigaseuminstaviajante

Amandinha em Sydney, na Austrália

 

Ao todo quantos países cada uma conhece?

Bia: A Lu conhece 31 e tem o perfil de conhecer o país quase todo! Vai a todas as cidades e passa um tempo maior em cada uma delas. Além disso, gosta de lugares exóticos, faz viagens incomuns, como Tunísia, Israel, Cuba. Eu conheço 23. Mês que vem se meu vôo chegar direitinho, serão 25 :) E tenho um estilo muito diferente dela. Gosto de lugares mais paradisíacos, para relaxar e mais turísticos, como Estados Unidos e a Europa em geral. Amanda conhece 21 e já morou em 3: EUA, Holanda e Austrália! Também gosta de conhecer locais mais exóticos! A Mari conhece 10! Ela gosta mesmo de clichês, rs. Vive na rota Paris – Nova Iorque – chique, né? -, com uma escapadela alí pra Nova Zelândia! E conhece o Brasil praticamente todo, já morou em 8 cidades e já planeja a nona, rs !
@4amigaseuminstaviajante

Ma em dia de jogo da Copa de 2014, em São Paulo

 

Se vocês pudessem voltar a um deles qual seria?

Bia: Se eu pudesse, todos! Rs. Na verdade sempre fica um gostinho de que faltou algo em alguma viagem, né? Ou vontade de repetir alguma coisa. Mas se eu tivesse que escolher um seria a Holanda. Tenho um carinho especial por lá e sempre tento incluí-la em meus roteiros! A Disney também! Queria poder ir anualmente!
Lu: Também voltaria a todos! Como a Bia disse, sempre fica algo pra ver em uma próxima viagem! Mas conhecer o Egito me marcou muito. Seja por ter sido a realização de um sonho, seja por ter sido a primeira viagem exótica que fiz, a verdade é que morro de vontade de voltar um dia! E NY e Orlando? Ahhhh, não consigo conhecer outros lugares nos EUA, porque sempre volto pra lá! Rs
Mari: Voltaria a todos com certeza! Sempre fica algo pra ver em uma próxima viagem, e ainda tem aqueles lugares que nos matam de saudades! Mas a Nova Zelândia, onde fiz intercâmbio, tem um grande espaço no meu coração! Amei o país, a receptividade do povo e de quebra fiz amigos com os quais mantenho contato até hoje!
Amandinha: Voltaria a taaaantos, principalmente nos lugares que morei, para viver aqueles momentinhos de nostalgia e conhecer lugares que me arrependi de não ter ido! Mas a viagem que queria muito reviver é do Havaí. Quero voltar e visitar todas as ilhas com bastante calma.
@4amigaseuminstaviajante

Lu em frente ao Burj al Arab, em Dubai.

 

E qual não voltaria nunca?

Bia: Nossa! Muito difícil dizer isso! Rs. Acho que voltaria a todos. Mas o que menos curti e talvez demoraria mais a voltar – mas voltaria caso apareça uma bela promoção e o destino volte para o início da fila, rs – é Punta Cana, na República Dominicana. Me “venderam” uma ideia diferente do que vi e sinceramente não achei tudo o que falam. Lá é lindo, claro, mas acho que o Caribe tem ilhas tão bonitas quanto, porém com mais atrativos, sabe? Lá é o resort e ponto! Não que isso seja ruim, mas não tive oportunidade de conhecer a cultura do país, entende? Então, como não voltar?
Lu: Não tem nenhum mesmo em que eu não gostaria de voltar.
Mari: Não voltar?! Pode isso, Arnaldo?? Eu tenho vontade de morar em cada lugar que visito, hahah!
Amandinha: Difícil essa, hein? Impossível conhecer tudo numa trip só, vai sempre faltar um cantinho. Depois de 5 anos voltei a Amsterdam e ao mesmo tempo que parece que a cidade parou no tempo, vejo tudo de uma maneira diferente. É sempre bom ter uma segunda chance!
@4amigaseuminstaviajante

Amandinha, na Calçada da Fama em Hollywood, EUA.

 

Qual foi a história mais inusitada que aconteceu com vocês em uma viagem?

Amandinha: Essa nossa foi uma idiotice sem fim! Hahaha. Quando eu estava fazendo uma viagem pela Itália e Espanha com a Bia, estávamos em nosso último dia em Madri, de onde seguiríamos para Ibiza. Uhul! Estávamos relaxando na piscina do hotel pois achávamos que o vôo era 20h (8 da noite). Quando subimos para nos arrumar para ir ao aeroporto (por volta das 16h) fomos conferir o horário exato do vôo e a passagem era para as 8h da manhã e não da noite, hahahha. Ou seja, nosso vôo já estava em Ibiza há horas! Saímos como loucas correndo até o aeroporto para tentar trocar a passagem para o próximo possível (oi?) mas não conseguimos! Em pleno verão europeu tivemos que comprar outra passagem, em Eurooooooo, na hora!

Bia: Nossa, são tantas! Sério, daria um livro só de perrengues! Mas aqui vou fingir que “inusitada” quer dizer super fofa, tá? Haha. Essa foi quando meu  marido foi até Paris atrás de mim para me pedir em namoro! Ownnnn. Eu estava por lá passeando, pois fiquei uma temporada em Amsterdam e marcamos de nos “encontrar” em Paris. Havíamos nos conhecido no Carnaval anterior e ele se apaixonou, hahahha.  Ele chegou meio que no “susto” e, em um passeio aos pés da Torre, fui surpreendida com o pedido! Na verdade eu disse NÃO! Como assim né, nem conhecia o indivíduo direito, hahahaha. Mas isso é história para outro dia, rsrsrs. Já estamos juntos a pouco mais de 6 anos.

Lu: Na África do Sul contratamos uma empresa super renomada para reserva dos hoteis, transfers e alguns passeios, mas acabaram esquecendo de nos pegar no aeroporto de Joanesburgo. Tentei ligar à beça, mas ninguém atendeu e tivemos que pegar um taxi até o hotel, que era bem longe do aeroporto. Quando cheguei liguei de novo pra empresa e fiz uma baita reclamação. Resultado: upgrades de quartos em todos os hoteis, o que nos rendeu uma suíte com paredes de vidro com vista pra savana no Kapama, suíte master com varandão e vista pra Table Mountain em Cape Town, e vista pra piscina no The Palace. Tudo com garrafas de champagnes e frutas nos quartos, além de limousine com chofer vestindo cartola e fraque nos transfers seguintes! Sempre brinco que foi o melhor perrengue de viagens!
Mari: Ahhh! Perrenguinhos acontecem sempre e no final acabamos por rir muito deles! Em outubro do último ano peguei uma greve de trens na Bélgica. Tinha passagens para Paris e só soube de tudo na estação. Nos colocaram em um ônibus sem dar muitas orientações, até Lille, no Norte da França, e lá ninguém foi informado da nossa chegada para embarcar em um trem pra Paris. Pra dificultar ainda mais, a comunicação era só em francês! Por sorte uma senhora parisiense resolveu nos ajudar e brigou com um monte de gente por nós. Não faço a mínima ideia do que ela disse, rsrsrs, mas conseguimos embarcar em um trem para Paris. Mas não acabou, rsrs. O trem estava lotado, sem lugares livres! Ainda bem que, depois de umas 5 horas de viagem, a visão do show de luzes da Torre Eiffel apagou todas as dificuldades!
@4amigaseuminstaviajante

Lu alimentando um filhote de Leão em Sun City, na África do Sul.

 

Vocês costumam experimentar a culinária local? Qual foi o prato mais exótico que comeram?

Bia: Sempre! Faço questão! Como ir à Itália sem se empanturrar de pizza ou aos EUA sem engordar 5kg só de hambúrguer com fritas? Hahaha, brincadeirinha gente! Eu sempre como a comida local, mas nada muitooo exótico! Acho que o mais exótico foi tartarugada em Manaus! Que dó, né? Acho que só não experimentaria JAMAIS carne de cavalo e de cachorro!
Lu: Carne de cuy (porquinho da índia) no Peru. Até hoje tenho pena de ter provado. Tadinho!
Mari: Sempre experimento a culinária local, mas o que há de mais tradicional, não me arrisco muito no exótico, hahaha.
Amanda: Tento sempre comer a comida típica. Uma coisa que achei bem legal e ao espírito do local foi ceviche de pirarucu, em Manaus. Eu e Bia comemos taaaanto peixe de água doce quando estivemos na Amazônia que passei algum tempo sem querer comer, rs.
@4amigaseuminstaviajante

Amandinha em road trip pelos Estados Unidos

 

 

Como vocês fazem para organizar um roteiro de viagem? Pesquisam tudo antes ou se viram na hora?

Bia: A Mari e a Lu são mais organizadas, são fãs de fazer pesquisas prévias,  já saem de casa com tudo planejado e cheias de dicas. Todos os dias já definidos, claro, reservando um tempo livre extra para os lugares que mais gostam. A Mari gosta de fazer o clichê – já te contei que ela curte um clichê né? – em poucos dias e reservar mais tempo pra visitar lugares que a população local frequenta e procura sempre um rooftop pra apreciar a cidade! Já eu e Amandinha somos mais relax. A gente se vira na hora! Não gostamos de seguir roteiros suuuuper prontos! Normalmente leio bastante blogs sobre o lugar antes para entender o que me espera, mas não faço roteiros programados como a maioria das pessoas! Prefiro ficar mais solta! Em geral, tiro um dia para conhecer os pontos básicos e depois vou fazendo o que me dá vontade!
@4amigaseuminstaviajante

Bia no show do Coldplay, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

 

 

O que jamais pode faltar na mala de uma instaviajante?

Uggs e tênis! Conforto é fundamental para nós que sempre queremos ver mais e mais! E é claro, uma boa câmera fotográfica!
#4amigaseuminstaviajante

Ma na Fontana di Trevi, em Roma

 

O que de mais importante vocês aprenderam viajando pelo mundo?

A respeitar diferenças e a “casa” daqueles que nos recebem.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO