India
Dicas

24 curiosidades sobre a Índia

Antes de ir para a Índia me falaram uma frase que descreveu o país muitíssimo bem e que ficou marcada em mim: “Existe o mundo e existe a Índia!”.
E realmente, tudo por lá é diferente, é um contraste, é intenso, é a Índia! Acho que por mais que eu tente colocar aqui tudo o que vivenciei por lá, não vai chegar perto do que realmente foi. Só indo para saber, para sentir, para viver e aprender.
Até para escrever um post foi difícil, porque a vontade é de tentar colocar aqui todas as informações. Mas como fazer isso em se tratando de um país tão grande e tão emblemático? E o medo de perder informações precisas e importantes?
Fiquei pensando tanto que nada saía, portanto resolvi começar com algumas curiosidades que vi por lá e que se um dia você for à Índia você vai lembrar de pelo menos um dos itens abaixo, porque são curiosidades e costumes que fazem parte do dia a dia dos indianos.
É claro que estou escrevendo coisas que presenciei durante os 15 dias que estive por lá e nas regiões específicas por onde passei. Mas como o país é gigante, podem ter divergências de acordo com um ou outro estado e também deixarei de falar muitas outras coisas, mas espero contribuir de alguma forma para você que tem interesse em conhecer um pouquinho desse país.

​- ​As vacas são sagradas​ para 80% (meio milhão) da população que pertence ao hinduísmo. Mas desses 80% por incrível que pareça, 2% são hindus carnívoros que comem a carne bovina sem peso na consciência. Quando falo de 2% da população eu quero dizer 12 milhões de pessoas. E por que a vaca é sagrada? Porque ela dá muito de si e recebe muito pouco por isso (capim e água). O muito de si seria o leite,iogurte, manteiga, coc​ô​ (serve, de​ntre muitas coisas como​ combustível e para ​construir casas)​ e por último o​ xixi ​que, segundo eles, cura doenças como asma​, infecções, diabetes ​e ​até mesmo o ​câncer.

​- E o boi​? O boi​ não é sagrado, mas é o marido da vaca, por isso não podem comê-lo.

​- ​Nos ônibus o lado esquerdo ​é separado​​ para ​as ​mulheres e os metrôs possuem vagão ​exclusivo para elas.

​- ​O​ uso do capacete​ é obrigatório para andar de moto, mas ​o que se vê na rua é a grande maioria não respeitando essa lei.

India

​- Existem três coisas ​fundamentais ​para dirigir na índia: bom freio, boa buzina e boa sorte.​ JURO! Você lê isso em alguns lugares. Não é recomendado dirigir por lá, até porque a burocracia para conseguir alugar um carro é gigante.

India

​- ​O primeiro ministro é mais importante que o presidente.

​- ​O serviço de saúde ​é​ público e privado,​ e como em muitos lugares para se ter um ótimo atendimento é necessário pagar. O seu estado social resulta no tipo de atendimento que você vai ter. Uma prova disso é o número de pessoas anêmicas na classe social baixa, sendo desproporcional ao se comparar com a classe alta.​ Com as crianças acontece a mesma coisa, a chance dela ser atrofiada é muito maior entre os pobres do que entre os ricos. Isso não quer dizer que o pobre não procura atendimento médico , pelo contrário, muita das vezes ele procura até mais que o rico. O problema é que os profissionais a que eles se direcionam e a estrutura dos hospitais a que eles tem condição não conseguem resolver o problema da maneira ideal, por falta de recursos ou até mesmo de competência.

​- Temos traços bastante diferentes do que eles estão acostumados a ver no dia a dia, e por conta disso, a quantidade de pedidos para tirar foto é grande. Portanto prepare-se para muitos clicks! Não sei se é em todos os lugares, mas a maioria das fotos que tirei com mulheres, todas elas saíram com semblante sério e segurando as próprias mãos.

​- A vaidade reina entr​e as mulheres, sempre com esmaltes, roupas coloridas, saris e bijouterias ou jóias das mais chamativas possíveis.

Indianas

​- A Índia tem 3.287.000 km²​ de extensão de norte ao sul do país​ com uma população de 1,324 bilhão​ de pessoas, perdendo somente para a China, mas eles falam com motivação que ainda passarão a China. São 29 estados ​e 7 territórios e uma quantidade de ​1.000 dialetos e 20 idiomas. É uma loucura quando eles começam a falar entre si.

​- ​30% da população fala fluente o inglês. O restante fala mas não fluentemente​ e prepare-se porque você vai queimar os neurônios para tentar entender o “Hinglish”​ deles.​​

​- A saudação Namastê é feita o tempo todo em todos os lugares com todas as pessoas. ​

​- A moeda local é a rúpia indiana. É possível levar dólar e trocar pela moeda local.​

​- ​Sistema de castas. A maioria dos trabalhadores do sistema público são de castas baixas​. E​les não gostam de falar muito porque para eles são todos iguais, mas esse sistema ainda existe e é presente na vida deles.​ Um exemplo que vi durante a minha viagem: o motorista da van pertencia à casta mais baixa e, por isso, na cabine dele não tinha ar condicionado igual tinha para nós. E eles não comiam com a gente também. É um choque cultural muito grande, porque por mais que você fizesse eles se sentirem à vontade é muito nítido esse respeito que eles têm pelo esquema de castas.

​- ​80% dos casamentos ainda são arranjados e os noivos precisam ser da mesma casta. Mas se ocorrer o contrário não seria um problema​ hoje em dia.

​- ​A partir dos 18 anos todos já podem votar. O país ​é​ democrático e independente de casta todos votam.

​- ​As pessoas batem no vidro do carro o tempo todo pedindo dinheiro​ e usam muito crianças para mexerem com você. É triste.

​- ​Não há lixeiras nas ruas, por isso é super normal ​(entre eles) ​jogar ​lixo​ no chão​.​

​- ​Você vê “barbearias” nas calçadas.

barbearia indiana

​- ​Em todos os lugares você é revistado. Na entrada do shopping (inclusive os carros​ e seus porta-malas​) , aeroporto , nos hotéis existe uma esteira igual a de aeroporto para as bolsas e sempre há alguém para revistar os homens. Já as mulheres só têm suas bolsas verificadas.

​- ​No aeroporto, na hora da verificação da bagagem existe uma fila para homens e outra para mulheres,​ que são revistada​s​ em um “cômodo” com uma cortina.

​- ​Os homens do ​s​ul usam saias​ por causa do calor.

​​- Prepare-se para comer muito curry e pimenta.

Especiarias

– Escolham muito bem os locais para comer e fiquem atentos até mesmo na água que irão comprar, ela precisa estar totalmente lacrada​ e se possível usem elas também para escovar os dentes, a não ser que o seu hotel te dê toda a estrutura adequada de higienização.

​De tudo que vivi nesses poucos 15 dias o que mais me marcou e é o que falo com todos que converso é a lição e o aprendizado que tirei com eles de amar o próximo.
Mesmo vivendo com tão pouco, com recursos super escassos eles estão sempre preoucupados com o bem estar do próximo, com a maneira de fazer com que o próximo se sinta bem.
Não se queixe de uma dor de cabeça se quer, porque se não você vai se deparar com um indiano do seu lado com um cházinho até que a dor passe e vá embora, ou seja, eles levam a sua queixa a sério, eles se preocupam de verdade com você e isso é lindo, isso é companheirismo, solidariedade e amor ao próximo.
Isso é nítido a começar pela saudação praticada por eles, o Namastê que significa o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você. Honro a luz, o amor, a verdade, a beleza e a paz dentro de você. Minha alma honra a sua alma. Ao dividir todas essas coisas somos unidos, somos os mesmos, somos um.

​Namastê!

Namaste
​​

DEIXE SEU COMENTÁRIO